Curso de análise de certificado de calibração

Os instrumentos de medição podem apresentar erros. Dessa forma,  os profissionais que lidam com essa atividade, precisam, periodicamente, avaliar se os instrumentos de medição que utilizam estão corretos para evitar acidentes.

A gestão eficaz dos sistemas de medição é primordial para assegurar a  segurança das pessoas e do meio ambiente. Dessa forma, o profissional da área deve se especializar através do curso de análise de certificado de calibração.

A fim de garantir medições confiáveis e rastreáveis, é fundamental que os equipamentos de medição sejam calibrados periodicamente e que os  dados sejam analisados por um especialista.

A importância de avaliar um certificado de calibração

A avaliação de um certificado de calibração tem como objetivo  informar se o instrumento de medição está apto ao uso de uma determinada medição.

Para alcançarmos a medição correta necessitamos que a adequação do equipamento de medição tenha sido demonstrada e documentada.

Esse certificado vem da comprovação metrológica que assegura que um equipamento de medição atende aos requisitos do uso pretendido.

Mas como analisar de forma crítica os certificados de calibração?

A análise crítica de um certificado de calibração tem como objetivo identificar se o documento foi emitido de forma correta (tópicos e valores) mas principalmente, saber se o instrumento de medição está apto a realizar  determinada medição.

Para avaliar corretamente os certificados de calibração, é necessário  estipular um resultado confiável. Esse resultado deve ter como características, a repetitividade e reprodutibilidade.

Mas por que a repetitividade e reprodutibilidade de um instrumento é indicada  ao critério de aceitação?

A realizar as medições poderá haver uma incerteza que estará fora do critério de aceitação determinado para o instrumento. Dessa forma não haverá repetitividade e reprodutibilidade.

Outros aspectos importantes utilizados para analisar de forma crítica um certificado de calibração, são:

  1. informações claras;
  2. compatibilização de valores;
  3. Quantidade de pontos medidos ao longo da faixa de medição;
  4. Qual o procedimento adotado, dentre outros.

Itens obrigatórios em um certificado de calibração

Para a correta interpretação de certificados e relatórios de calibração, há itens obrigatórios que precisam ser apresentados.

Quando acontecem auditorias nas empresas de calibração, os gestores recebem sugestões que ajudam ao certificado ficar em conformidade com a norma NBR ISO/IEC 17025.

Embora cada empresa de calibração emita um certificado diferente, a norma supracitada determina que os certificados de calibração venham com as seguintes informações:

  • título do certificado;
  • nome e endereço do local onde foi realizada a calibração;
  • identificação do final do documento;
  • nome completo e informações do cliente;
  • quais os métodos utilizados;
  • informações sobre o instrumento calibração;
  • data da calibração e da emissão do certificado;
  • declaração de que os resultados se referem ao item calibrado;
  • resultado da calibração (antes e depois de qualquer ajuste);
  • a incerteza de medição do resultado da calibração;
  • informações sobre o ambiente onde foi feita a calibração;
  • evidência de rastreabilidade;
  • identificação da pessoa que autorizou o relatório;
  • identificação clara de quando os resultados foram de provedores externos.

O que considerar em um certificado de calibração?

Para realizar a correta análise do seu certificado de calibração, é importante ficar atento a alguns pontos importantes. Confira a seguir:

1. Identificação e Rastreabilidade

Através das informações registradas, é possível saber o histórico completo do seu instrumento de medição. Entre eles podemos citar:   os elementos que integram o aparelho, a origem de fabricação, as aplicações possíveis etc.

2. Margem de erro

Qualquer instrumento de medição pode trazer uma margem de erro. Esse erro  é totalmente aceito, por envolver condições do ambiente, como: umidade, pressão atmosférica, vibrações do ambiente, oscilações de eletricidade e vários outros aspectos fora do controle que podem influenciar  no resultado.

Essa margem de erro é chamada de incerteza do resultado e, por isso a importância de saber qual é a margem do seu medidor, para garantir a eficiência na medição.

3. Validação

É a confirmação dos resultados adquiridos pela calibração, indicando que todos os parâmetros foram satisfatórios e que a utilização do instrumento para determinado objetivo pode ser feita.

4. Critérios de controle

Existem critérios para o controle, identificação e validação de um instrumento de medição. Esses critérios seguem normas para garantir o sucesso do procedimento.

5. Critério de Aceitação

O critério de aceitação é a maneira de ter certeza que o aparelho está apto para determinada medição ou processo.

Por isso é muito importante procurar por um profissional capacitado que avalie todos os procedimentos da análise de certificados, para que não ocorram erros que prejudiquem os processos!

Como Analisar Criticamente o Certificado de Calibração

Uma das principais atividades de um laboratório de calibração é a emissão de certificados, que precisam ser entregues ao cliente. O certificado de calibração precisa estar organizado, para auxiliar as empresas a decidirem se o objeto atende a necessidade em questão.

De uma maneira geral, a medição não está isenta de imperfeições. Portanto, o estudo dos erros deve ser feito para se conhecer a ordem de grandeza e a sua natureza.

Ao definirmos um intervalo de tolerância para um processo ou produto, estamos definindo um requisito de medição, fundamental para garantir a confiabilidade das medições utilizadas no controle de qualidade dos serviços.

A análise do certificado é bem simples. O Primeiro passo é comparar  o  Erro Máximo Admissível (EMA) do Processo (industrial) com o Erro Máximo do Instrumento (EMI) para a coleta de dados do Certificado de Calibração.

Tendência ou Erro de Medição

Segundo o VIM (Vocabulário Internacional de Metrologia), tendência é a “Diferença entre a média de repetidas indicações e um valor de referência.”

Os erros de medição mostram a qualidade preliminar de uma medida, tendo como parâmetros cálculos estatísticos e aspectos científicos pré-determinados.

Definindo Incerteza de Medição

A incerteza da medição é o parâmetro, associado ao resultado de medição, que caracteriza a dispersão de valores que podem ser fundamentalmente atribuídos a um valor mensurado.

Erro Máximo do Instrumento (EMI)

Erro Máximo do Instrumento define a soma do erro de indicação médio (ou seja, a tendência) com a incerteza da calibração. Normalmente,  usa-se  valor da maior incerteza expandida (U) com o maior erro (em módulo) de todo intervalo de calibração.

Erro Máximo do Admissível (EMA)

Como saber se um instrumento está adequado para uma tarefa de medição? O simples fato de estar calibrado não é a garantia de êxito.

O auditor precisa saber qual a tolerância aceita do processo ou produto para o qual o instrumento será utilizado?

Tolerância

Para determinação da faixa de tolerância do processo, o cliente deverá definir um critério de aceitação para as medições. Este critério pode ser definido por métodos normalizados ou definidos pelo cliente.

O Erro Máximo Admissível deve ser no mínimo um quinto da tolerância.

O ideal é ser o Erro Máximo Admissível, um décimo da tolerância.

A metrologia afirma que o instrumento de medição  será metrologicamente aceitável para uma aplicação, caso a relação entre o Erro Máximo e a Tolerância for menor do que 1/10.

Segundo a norma ISO 14253, os erros do instrumento de medição devem ter valores menores que a tolerância admitida para o processo, ou para o produto que será medido.

Comparação dos Resultados

Para validação do instrumento de medição deve-se comparar o resultado obtido pelo Erro Máximo Admissível (EMA) e o Erro Máximo  do Instrumento (EMI). O Erro Máximo do Instrumento deve ser menor ou igual ao valor do Erro Máximo Admissível.

Melhores cursos de Certificado de Calibração

Para conseguirmos a adequação do equipamento de medição, será necessário que este atenda aos requisitos de uso, de acordo com a norma ABNT NBR ISO 10012:2004.

Dessa forma, o treinamento completo capacitará o profissional a avaliar os procedimentos de análises de certificados de calibração.  Caso ocorram falhas, estas podem comprometer o controle do processo e gerar riscos pelo uso de peças fora de especificação.

Chegamos ao final do artigo. Se você precisa de um certificado de calibração ou de um curso online de análise de certificado de calibração, procure os cursos da  Cirius Quality, referência no mercado! Entre  agora mesmo no site ou deixe seu comentário abaixo.