O papel do auditor interno na busca por excelência

A 𝗮𝘂𝗱𝗶𝘁𝗼𝗿 𝗶𝗻𝘁𝗲𝗿𝗻𝗼 pode ser implementada em toda empresa para melhorar os processos internos, ganhando credibilidade perante o mercado.

Dessa forma, pode-se dizer que o papel do auditor interno é prezar pela integridade das informações e registros, além de verificar a eficiência dos controles internos.

Qualquer empresa, de qualquer porte e segmento e de qualquer lugar do mundo pode implementar uma auditoria interna e buscar a certificação ISO 9001.

Essas auditorias precisam seguir uma periodicidade específica, de acordo com as características da empresa, como a natureza do processo, o ramo de atuação da empresa, a cultura organizacional etc.

𝗢 𝗾𝘂𝗲 𝗲́ 𝗮𝘂𝗱𝗶𝘁𝗼𝗿𝗶𝗮 𝗶𝗻𝘁𝗲𝗿𝗻𝗮 𝗱𝗮 𝗾𝘂𝗮𝗹𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲?

A 𝗮𝘂𝗱𝗶𝘁𝗼𝗿𝗶𝗮 𝗶𝗻𝘁𝗲𝗿𝗻𝗮 𝗱𝗲 𝗾𝘂𝗮𝗹𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲 promove a melhoria na organização inteira, minimizando possíveis erros e ajudando os gestores a tomarem decisões assertivas.
A auditoria interna faz a revisão, avaliação e acompanhamento dos controles internos, verificando o cumprimento das políticas traçadas pela empresa para cada atividade. Além disso, a auditoria verifica se a empresa cumpre os requisitos da norma ISO 9001, e se a gestão da qualidade está implementada de forma eficaz.

A 𝗮𝘂𝗱𝗶𝘁𝗼𝗿𝗶𝗮 𝗶𝗻𝘁𝗲𝗿𝗻𝗮 da qualidade precisa seguir as diretrizes da norma ISO 19011, que contém orientações para gestão da qualidade e gestão ambiental e também determina os requisitos de avaliação de auditores.

Como funciona?
Ao realizar 𝗮𝘂𝗱𝗶𝘁𝗼𝗿𝗶𝗮𝘀 𝗶𝗻𝘁𝗲𝗿𝗻𝗮𝘀 para certificação da qualidade, o auditor precisa seguir alguns princípios essenciais, a fim de conduzir a auditoria para a certificação.
Ao longo da auditoria, o 𝗮𝘂𝗱𝗶𝘁𝗼𝗿 𝗶𝗻𝘁𝗲𝗿𝗻𝗼 irá reportar as irregularidades à organização, que deve determinar ações e melhorias. Esse profissional precisa analisar as reclamações e entender como o problema está afetando a qualidade em um processo.

O profissional precisa verificar também se os colaboradores estão cientes da política da qualidade da empresa e como isso afeta a rotina de trabalho. Saber se os planos de ação propostos pela gestão estão em andamento e se estão surtindo efeitos também são funções do auditor.

Confira a seguir algumas etapas básicas da 𝗮𝘂𝗱𝗶𝘁𝗼𝗿𝗶𝗮 𝗶𝗻𝘁𝗲𝗿𝗻𝗮:

1 – Determinação de uma autoridade para coordenar o processo de auditoria interna;

2 – Capacitação/qualificação e criação de uma equipe de auditores internos (próprios ou terceirizados);

3- Elaboração de um programa de auditoria;

4 – Realização da auditoria em si;

5 -Elaboração do relatório, informando o resultado da auditoria.

𝗤𝘂𝗮𝗶𝘀 𝗱𝗲𝘃𝗲𝗺 𝘀𝗲𝗿 𝗮𝘀 𝗰𝗼𝗺𝗽𝗲𝘁𝗲̂𝗻𝗰𝗶𝗮𝘀 𝗱𝗼𝘀 𝗮𝘂𝗱𝗶𝘁𝗼𝗿𝗲𝘀 𝗶𝗻𝘁𝗲𝗿𝗻𝗼𝘀?

Para tornar mais efetivo e demonstrar total independência do processo de auditoria, a empresa deve contratar um auditor na empresa de auditoria, para analisar os dados de modo eficaz. Os auditores internos precisam ser proativos, ou seja, se atualizarem constantemente com cursos e treinamentos dentro da área.
Os auditores internos não podem ter qualquer vínculo com a área a ser auditada, para que seja garantida sua imparcialidade.
Quanto às suas habilidades pessoais, devem ser pessoas éticas e autoconfiantes e precisam conhecer bem os processos que serão auditados e os requisitos aplicáveis ao sistema de gestão da qualidade.
O auditor interno deve apresentar à empresa, um relatório honesto e detalhado e qualquer divergência durante uma auditoria deverá ser resolvida de forma justa.
Outro ponto importante para exercer a função de auditor interno é ter realizado curso de formação de auditores internos, que se baseia nas diretrizes da norma ISO 19011.

Confira abaixo outras competências necessárias para o auditor interno que queira atuar no ramo contábil.

1. Conhecimento em contabilidade (princípios, normas e regras de contabilização etc.)


2. Conhecimento em tributos;
3. Conhecimento em auditoria (normas, procedimentos, referenciação etc.)
4. Conhecimento das normas da empresa (compliance, governança corporativa etc.)

𝗢 𝗾𝘂𝗲 𝗲́ 𝗽𝗿𝗲𝗰𝗶𝘀𝗼 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝘀𝗲 𝘁𝗼𝗿𝗻𝗮𝗿 𝘂𝗺 𝗮𝘂𝗱𝗶𝘁𝗼𝗿?
O auditor de qualidade é responsável por auditar processos internos dos departamentos de manutenção. Para isso, ele precisa coordenar os programas de auditoria interna dos sistemas e monitorar os procedimentos referentes à qualidade. O profissional é responsável ainda por controlar dados referentes à frota e fiscalizar as certificações da empresa.

𝗣𝗲𝗿𝗳𝗶𝗹 𝗱𝗼 𝗔𝘂𝗱𝗶𝘁𝗼𝗿 𝗱𝗲 𝗤𝘂𝗮𝗹𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲

Para se manter ativo no mercado e se destacar na profissão, o auditor de Qualidade precisa estudar muito e se manter atualizado acerca das alterações nas normas de auditoria.

O profissional de auditoria também precisa se adequar às novas táticas do mercado de trabalho, conhecendo novas abordagens e formas de aplicá-las na prática.

Abaixo separamos outras competências de um bom auditor de qualidade

1. Capacidade de identificar negócio;
2. Entendimento em mapeamento de processos;
3. Domínio de diagramas de fluxo;
4. Boa comunicação;
5. Bom relacionamento interpessoal;
6. Saber trabalhar em equipe;
7. Ser responsável;
8. Cumprir prazos.

O 𝗔𝘂𝗱𝗶𝘁𝗼𝗿 𝗱𝗲 𝗤𝘂𝗮𝗹𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲 pode atuar em todas as áreas relacionadas ao cargo, desde que tenha conhecimento técnico da norma que queira auditar, exemplo: Gestão Ambiental, Gestão de Qualidade etc.

𝗢 𝗾𝘂𝗲 𝗲́ 𝗰𝘂𝗿𝘀𝗼 𝗱𝗲 𝗮𝘂𝗱𝗶𝘁𝗼𝗿𝗶𝗮?

O curso de auditoria forma profissionais capacitados em processos de auditoria e gestão da qualidade, além do domínio teórico e prático das novas tendências relacionadas às normas ISO.

O aluno fica capacitado em realizar rotinas de inspeção e auditoria interna, bem como elaborar relatórios finais.

Para atuar nesse mercado, o profissional precisa se especializar e fazer um curso online de Especialista em Auditoria da Qualidade na Cirius Quality. O curso já atendeu mais de 5 mil alunos de todo o Brasil e centenas de empresas.

O curso de auditoria está direcionado a todos que queiram trabalhar como auditor interno ou conhecer os fundamentos da atividade de auditor.

O curso é online, com uma plataforma interativa para dúvidas e troca de experiências entre alunos e professor. O curso foi desenvolvido a partir da experiência de mercado do Consultor José Aírton Luiz da Silva que atua com Gestão da Qualidade desde 1980 e, é o mais completo curso do Brasil nesta área.

Divide-se em 9 módulos e mais a apresentação do estudo de caso final, tendo como base a norma de gestão NBR ISO 9001:2015.

Ao final, o aluno recebe certificado válido para empresas e instituições de ensino de todo o país.

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