Acesso do Aluno

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Blog

Delineamento de experimentos (DOE), sua utilização e seus benefícios

Delineamento de experimentos (DOE)

O delineamento de experimento é uma sequência de testes e ensaios onde as variáveis envolvidas poderá indicar uma influência potencial em um processo e a sistemática se alterarão de acordo com uma matriz de projeto prescrita. A resposta de interesse é avaliada sob diversas condições para:

  1. identificar variáveis que influência entre aquelas testadas,
  2. quantificar os efeitos através de uma gama representada pelos níveis das variáveis,
  3. obter uma melhor compreensão sobre a natureza do sistema em andamento no processo,
  4. comparar os efeitos e interações.

A aplicação antecipada no ciclo de desenvolvimento do produto ou processo pode resultar em:

  1. Rendimento do processo aprimorado,
  2. variedade reduzida em torno de um objetivo nominal,
  3. tempo de desenvolvimento reduzido
  4. custos totais

O desdobramento desses ensaios pode auxiliar na previsão do tempo de durabilidade e vida útil de um determinado produto.

Delineamento de experimentos (DOE)

No delineamento de experimento, cada teste ou ensaio é considerado um experimento.

Os testes ou ensaios realizados podem ser fetos a até ser constatado a perda de utilidade, caso este teste e ensaio não atingiu a condição mínima para o qual o produto foi projetado, são adotadas medidas de ações corretivas corrigir a falha detectada nos ensaios ou testes visando atender essa condição mínima.

Se por outro lado durante os ensaios ou testes atingiu a condição mínima, podem ser adotadas ações de melhorias visando melhorar a sua durabilidade ou até mesmo atingir uma margem de segurança considerada segura para o usuário do produto, chamada de ação de prevenção.

Para que atenda as especificações para o qual foi projetada, antes de sua utilização, são feitos testes e ensaios para verificar o comportamento do produto, desde as suas especificações conforme normas técnicas, material utilizado na sua confecção, além dos componentes utilizados na sua montagem final, incluindo todas etapas de fabricação do produto.

Esses testes e ensaios são os experimentos (DOE) que podem incluir todos os estudos envolvendo o produto, testes e ensaios relacionados a suas especificações, sua utilização em campo, para evitar ocorrências de acidentes que possa comprometer a vida dos usuários.

Diante desses experimentos são adotadas mediadas corretivas e preventivas visando a melhoria contínua dos processos e produto, para melhorar a sua durabilidade, assim como a prevenção de riscos aos usuários.

Delineamento de experimentos (DOE)

No delineamento de experimento, cada teste ou ensaio é considerado um experimento.

Exemplo: Uma dobradiça de aço montada a uma porta de entrada de uma residência.

Deve resistir a uma determinada carga de peso 100 kg, ciclos de movimentos de acionamento da porta 10.000 e prevendo um tempo estimado de vida útil 10 anos, sem a ocorrência de desgastes, deformação, trincas no material, entre outras.

Para que atenda a condição acima citada são feitos testes e ensaios envolvendo a carga suportada do peso da porta, ciclos de acionamentos prevendo a perda de utilidade e tempo de vida útil estimado para o produto, no nosso exemplo a dobradiça.

Figura 1

Delineamento de experimentos DOE

Nota: Os testes e ensaios são executados nas principais características envolvendo as especificações do produto desde a matéria prima, componentes, montagem e trabalho em campo.

O DOE-Delineamento de experimentos podem ser utilizados também no desenvolvimento de padrão de cor da matéria prima, através de ensaios e testes e visa alcançar um grau de cor conforme o padrão estabelecido e garantir a qualidade do produto desenvolvido, veja no exemplo a seguir.

 Figura 2  Figura 3
Delineamento de experimentos DOE 2 DOE Delineamento de experimentos 4

As avaliações a partir dos testes e ensaios efetuados é que vai mostrar o grau de capacidade e melhoria através da aplicação do experimento, na figura 2 temos os pigmentos utilizados no padrão de cor e na figura 3 temos a matéria prima já com a cor que foi desenvolvida para atender as especificações conforme o padrão do cliente.

Esses testes e ensaios visam melhorar o desempenho do produto e assegurar que as características testadas possam atender as especificações do produto para o qual foi projetado, atender as expectativas do cliente e garantir segurança do usuário etc.

A utilização desta ferramenta visa também a melhoria da qualidade do produto, projeto, processos e serviços da organização e também prevenir contra eventuais perdas de utilidades e desempenho de funções dos produtos projetados.

Muitas vezes é desenvolvido uma cor conforme um padrão estabelecido, mas quando o material é processado para confeccionar o produto sofre alterações na cor que foi desenvolvida, daí a necessidade de continuar com os experimentos até atingir a cor desejada pelo cliente conforme suas especificações e garantir a qualidade do produto, mesmo após os testes em campo.

consultoria iso 9001 branco b.fw

A Cirius Quality se caracteriza pelo pioneirismo, criatividade e inovação nas áreas de consultoria e treinamento na área da qualidade e implantação de sistemas de gestão da qualidade.

Telefone: +55 (11) 4055-4692


Não perca os últimos artigos e downloads sobre gestão da qualidade gratuitos - inscreva-se na nossa newsletter hoje!