Acesso do Aluno

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Blog

QFD – Desdobramento da função qualidade, sua utilização, seus métodos e seus benefícios

QFD – Desdobramento da função qualidade

  • O QFD é um procedimento sistemático para ser traduzido da voz do cliente em requisitos técnicos e termos operacionais, mostrando e documentando as informações em forma de matriz, oriundas das informações do cliente.
  • O QFFD enfoca os itens mais importantes relacionadas as informações do cliente, proporcionando um mecanismo visando atingir as áreas relacionadas ao universo competitivo, com o intuito de obtenção de vantagens competitivas.
  • Dependendo do produto, o QFD pode ser usado como uma estrutura para o planejamento avançado da qualidade (APQP), pois na fase de planejamento traduz a voz do cliente que são os seus requisitos em suas respectivas características de controle ou requisitos de projeto.
  • O QFD tem a função de converter os requisitos gerais em características finais do processo e do produto.

QFD – Aspectos e Vantagens

a) Aspectos do QFD

  • As duas dimensões do QFD são:
  • Desdobramento da qualidade: Tradução dos requisitos do cliente em requisitos do projeto do produto.
  • Desdobramento de funções: Tradução dos requisitos de projeto em requisitos do produto, processo e produção.

b) Vantagens do QFD

Alguns dos benefícios do QFD são:

  • O aumento da certeza do atendimento da voz do cliente.
  • Reduz o número de alterações, em função do conhecimento da engenharia.
  • Identifica os requisitos conflitantes de projetos.
  • Enfoca diversas atividades da organização em objetivos orientados do cliente.
  • Reduz o tempo de ciclo de desenvolvimento do produto.
  • Reduz o custo de engenharia, manufatura e assistência técnica
  • Melhoria considerável da qualidade dos processos, produtos e serviços.

QFD – Seus objetivos

  • O QFD é uma técnica que pode ser empregada durante todo o desenvolvimento do produto, pois o objetivo dessa ferramenta é auxiliar a equipe a incorporar no projeto as reais necessidades do cliente.
  • O QFD é uma ferramenta que visa integrar todas as áreas envolvidas no desenvolvimento do produto desde o planejamento, passando pelo desenvolvimento e qualidade até atingir a fase de atendimento pleno da satisfação do cliente e consumidor final.
  • O QFD tem a função básica de fazer com que a voz do cliente possa ser traduzida em requisitos que venha satisfazer os desejos dos consumidores.
  • Além das vantagens já citadas no slide anterior, outros fatores importantes são traduzidos em benefícios com aplicação do QFD, como: Consideração da concorrência, comprometimento da equipe, informações documentadas, análises críticas das especificações, estimula a equipe a equipe a desenvolver métodos e propor soluções, redução do tempo de lançamento etc.

QFD – Desdobramento em cascata

QFDDesdobramento em cascata

Exemplo: Pão de queijo

QFDDesdobramento da funcao qualidade

Tradução da voz do cliente e desdobramento do QFD

O quê

Como avaliar

Qualificação

- Bom sabor

> Composição

Grau de maciez 60%

- Macio e mastigável

> Temperatura

Temperatura 180ºC

- Bem dourado

> Prova de sabor

Nota de sabor 7 a 10

- Fácil de fazer

> Tempo de preparo

Tempo Máx. 10 min.

- Bom preço

> Preço

Valor R$ 0,25 Unidade

- Informação nutricional

> Clareza nas informações

Inf. Claras min. 95%

Observações: As notas de avaliação estão no rodapé da matriz, baseado nessas informações podem ser adotadas ações de melhorias comparadas a concorrência.

Matriz QFD x Casa da Qualidade

Matriz QFD x Casa da Qualidade

 

consultoria iso 9001 branco b.fw

A Cirius Quality se caracteriza pelo pioneirismo, criatividade e inovação nas áreas de consultoria e treinamento na área da qualidade e implantação de sistemas de gestão da qualidade.

Telefone: +55 (11) 4055-4692


Não perca os últimos artigos e downloads sobre gestão da qualidade gratuitos - inscreva-se na nossa newsletter hoje!