Acesso do Aluno

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Blog

Sistema de Gestão de Medição

Todas as empresas que possuem seu sistema de gestão certificadas por normas como: ISO/TS ; ISO 9001 ; ISO 17025 ; ISO 14001 ; OHSAS 18001, etc. na sua totalidade realizam medições de características de produtos ou serviços ou de parâmetros de processo, isso podemos denominar mensurando, esporadicamente existir um sistema de gestão de medição na empresa.

Essa colocação feita, não significa que não sejam realizadas, porém, a consistência e a eficácia de um sistema de medição deve ser constantemente avaliada independentemente da existência de um sistema de gestão certificado ou não, pois a avaliação e a eficácia de um sistema de medição reduz os riscos  de se aprovar produtos ou serviços com falhas no sistema de medição.

Conforme a norma NBR ISO 10012, Sistema de gestão de medição, é um "conjunto de elementos inter-relacionados em interativos, necessários para obter a comprovação metrológica e o controle contínuo dos processos de medição", portanto, a comprovação metrológica é muito importante para que os resultados proveniente dos processos de medição sejam fornecidos visando a segurança dos clientes e usuários.

Comprovação metrológica é um "conjunto de operações necessárias para assegurar que um equipamento de medição atende aos requisitos do seu uso pretendido.

A comprovação metrológica envolve: Calibração, verificação, ajuste, reparos, identificação, lacre, verificação, rastreabilidade e documentação de adequação ao uso do instrumento ou equipamento de medição etc.

Os processos de comprovação metrológica visam comprovar que uma determinada grandeza esteja em conformidade com os requisitos especificados, portanto, não importa qual norma sua empresa é certificada ou não importa se sua empresa é certificada ou não, não importa se sua empresa possui um sistema de gestão de medição ou não, a comprovação metrológica é determinante para garantir a qualidade do produto ou serviço fornecido e a segurança do usuário.

Os indicadores exigidos pelas normas de gestão deve ser vistos com atenção, pois as empresas normalmente se preocupam com os itens críticos ou significativos visando atender as exigências das normas, porém os processos de medição deve ser vistos como um todo e não como uma parte do sistema, pois o sistema de gestão de medição praticamente está presente em todo o sistema de gestão da empresa e muitas vezes não é notado ou não é dado a devida atenção e as vezes considerados como pontos irrelevantes.

Existem diversas ferramentas da qualidade que pode ser utilizadas como prevenção, o FMEA, Análises do Efeito e Modo da Falha é uma que aborda diversas características visando analisar os aspectos e impactos dos riscos nos processos, projetos, produtos ou serviços fornecidos, são características que podem ser mensuradas e controladas através de planos de controle.

Nesse processo outra ferramenta é importante na elaboração do FMEA e Plano de controle, trata-se do fluxograma de processo, pois dele nasce o mapa de todo o processo e o levantamento das informações para sua confecção é um fator importante para todo o processo, pois deve ser analisados durante a elaboração desses documento qualquer divergência em relação aos requisitos específicos dos clientes, para que seus efeitos não venham prejudicar o sistema de gestão de medição.

Independente dessas ferramentas citadas, existem outras ferramentas da qualidade que podem ser utilizadas na melhoria e no aprimoramento do seu sistema de medição, como: MSA-Análises do Sistema de medição, pois esse sistema aborda um conjunto de gráficos como: Tendência, Linearidade, Estabilidade, Repetibilidade e Reprodutibilidade.

Através dos estudos de MSA-Análises do Sistema de Medição, considerando  todo o controle da vida útil do instrumento ou equipamento de medição desde aquisição, calibração, utilização e monitoramento, pode auxiliar identificação de falhas que possam afetar o sistema de gestão de medição.

E para as ações de correção e melhorias existem outras ferramentas que podem ser aplicadas visando a melhoria de todo o sistema, essas ferramentas visam analisar os efeitos e identificar as falhas no sistema, como: Diagrama de Ishikawa, Diagrama de dispersão, 5W2H, 8D etc.

Essas foram algumas considerações referente ao sistema de gestão de medição, a norma  NBR ISO 10012 define toda a sistemática de um sistema de gestão de medição que envolve todo o processo de comprovação metrológica.

consultoria iso 9001 branco b.fw

A Cirius Quality se caracteriza pelo pioneirismo, criatividade e inovação nas áreas de consultoria e treinamento na área da qualidade e implantação de sistemas de gestão da qualidade.

Telefone: +55 (11) 4055-4692