O Potencial do Canvas para Transformar o Planejamento Empresarial
O CANVAS que é uma importante ferramenta voltada para planejamento estratégico que permite desenvolver e esboçar um modelo de negócio para a organização.
O que é planejamento estratégico?
Podemos dizer que é o processo que visa analisar uma organização sob vários ângulos e/ou vários aspectos, definindo seus rumos da organização por meio de um direcionamento que possa ser monitorado suas ações que possam ser aprimoradas, utilizando-se de um instrumento denominado “plano estratégico”.
Em outras palavras, é encontrar um caminho adequado de seu modelo de negócio de forma competitiva, o que te levará a ser competitiva no mercado e fazer frente a concorrência.
Cavas
O Canvas é dividido diversas fases que pode variar de acordo com a metodologia empregada pela organização, ou seja, o seu desenvolvimento deve ser avaliado e adaptado as necessidades da organização.
A criação dos campos deve ser feita visando a importância de cada um, ou seja, visando atingir objetivos propostos pela organização, dessa forma, pode variar de empresa para empresa, sendo assim, existem diversos modelos de Canvas e por diversos fatores, vamos citar alguns.
– JUSTIFICATIVAS: Qual é a sua necessidade, ou seja, por quê? Apresente as justificativas e as necessidades do desenvolvimento desse projeto.
– Objetivo: Qual é o objetivo desse desenvolvimento ou projeto? Cite o objetivo que pretende atingir para esse projeto.
– Quais são os recursos necessários? Máquinas, Equipamentos e mão de obra, fornecedores etc.
– Que produto pretende desenvolver? Cite o produto ou projeto escolhido para seu desenvolvimento.
– Quais serão os requisitos? Faça um levantamento dos requisitos necessários e suas especificações pra esse projeto.
– Quais são os benefícios para a organização? Avalie os benefícios que trará para a organização.
– Quais são os fatores interno e externo? Analisar os fatores Internos e Externos, ou seja, pontos fortes e fracos.
– Quais são os controles que pretende implementar? Defina controles apropriados e monitoramento visando a melhoria contínua do projeto.
– Qual o tempo estimado para o desenvolvimento e entrega do projeto? Deve ser feito uma análise e avaliação do tempo estimado para a conclusão do projeto.
– Restrições: Quais as restrições para esse projeto, ou seja, estabelecer critérios para o desenvolvimento de projetos.
– Custo: Qual o custo estimado para o projeto? Deverá ser feito uma análise de custo do projeto visando o levantamento de recursos.
– Quais serão os responsáveis pelo projeto? Defina uma equipe para as fases do projeto e delegue atribuições.
– Plano de treinamento? Todos da equipe estão treinados? Se não, planeje treinamentos apropriados e a capacitação dos membros da equipe.
– Qual a margem de lucro estimado? Muitas empresas deixam esse campo em aberto, deixando para análises crítica e validação da alta direção.
– Linha do tempo: Elabore um questionário, fazer análises de mercado, fazer análises de risco, avaliar fatores críticos de sucesso, elaborar plano de marketing, essas são algumas sugestões que deverão ser aplicadas para evitar falhas graves no projeto, aumento de custos desnecessários, cancelamento e até sucateamento do projeto.
– Cliente: Quem será o cliente para esse projeto? Seja interno ou externo faça
– Análise crítica: Após o levantamento e preenchimento de todos os dados faça uma análise crítica geral para ver se todos os dados foram levantados e se existem requisitos específicos do cliente e que poderão implicar em restrições para o desenvolvimento do projeto.
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