Domine as Forças de Porter e Eleve a Qualidade do seu Negócio!
Introdução às Forças de Porter
As Forças de Porter são uma ferramenta estratégica para analisar a competitividade no mercado. Elas ajudam a entender o cenário competitivo e a posicionar a empresa.
Entendendo as Forças de Porter
As Forças de Porter são compostas por cinco elementos: Rivalidade entre os concorrentes, Ameaça de novos entrantes, Poder de barganha dos fornecedores, Poder de barganha dos clientes e Ameaça de produtos substitutos.
Rivalidade entre os Concorrentes
A rivalidade entre os concorrentes é determinada pelo número e capacidade dos concorrentes. Quanto maior a rivalidade, mais difícil é obter lucros.
Ameaça de Novos Entrantes
A ameaça de novos entrantes refere-se à facilidade com que novas empresas podem entrar no mercado. Barreiras de entrada altas limitam a entrada de novos concorrentes.
Poder de Barganha dos Fornecedores
O poder de barganha dos fornecedores é a capacidade que os fornecedores têm de aumentar os preços ou reduzir a qualidade dos bens ou serviços fornecidos.
Poder de Barganha dos Clientes
O poder de barganha dos clientes é a capacidade que os clientes têm de pressionar por preços mais baixos ou qualidade superior.
Ameaça de Produtos Substitutos
A ameaça de produtos substitutos refere-se à possibilidade de os clientes encontrarem um produto ou serviço diferente que atenda às suas necessidades.
Aplicando as Forças de Porter
As Forças de Porter podem ser aplicadas para desenvolver uma estratégia competitiva, identificando oportunidades e ameaças no ambiente de negócios.