SISTEMA X SISTEMÁTICA X SISTEMATIZAR

SISTEMA X SISTEMÁTICA X SISTEMATIZAR

Quando pensamos em “sistema”, estamos nos referindo a um conjunto organizado de elementos que trabalham em harmonia para atingir objetivos específicos. A importância de um sistema vai além da simples organização; ele representa a base estruturada que permite que as partes envolvidas atuem de maneira coordenada e eficiente.

Este artigo explora a essência dos sistemas, suas definições, tipos e a importância de uma sistemática bem definida para o sucesso de qualquer organização ou processo. Entender a lógica por trás dos sistemas é fundamental para otimizar resultados e minimizar falhas. Vamos mergulhar nesse universo organizado e essencial.

Sistema

Quando a gente fala em sistema, digamos que precisamos de algo organizado para se obter os efeitos esperados.

O que é sistema?

  1. Sistema é um conjunto de elementos, que possui uma interação regular ou interdependentes relacionados em um determinado ambiente, de modo a formar um conjunto todo organizados.
  2. Sistema é um conjunto das instituições econômicas, morais, políticas de uma sociedade, e que os indivíduos são subordinados por força de sua organização.
  3. Um sistema para surtir os efeitos esperados precisam de regras, seja ela por formas estabelecidas e documentadas ou por grupos independentes que atuam sobre ele.

Definição de sistema:

Sistema é um conjunto integrado de componentes inter-relacionados e interdependente, criados para realizar um objetivo definido, com relações definidas e mantidas entre seus componentes e cuja produção e operação como um todo é melhor do que uma simples soma de seus componentes.

O que é considerado o sistema?

O sistema é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo com determinado objetivo e efetuam determinada função.

Exemplos: Sistema bancário, sistema comercial, sistema financeiro, sistema da qualidade, sistema rodoviário, sistema de ambiental etc.

Nota: Um sistema para ele existir e produzir os resultados esperados, precisa ser documentado, com suas regras, seus critérios,  suas obrigações e suas decisões.

Quantos tipos de sistema existem?

Conforme (O’ Brien 2000), sistema pode ser divididos em quatro tipos: Sistemas de informação transacionais, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio a decisão e sistemas de informações executivas.

O que é o sistema de gestão?

Quando falamos em um sistema de gestão, estamos falando de um sistema da organização de uma empresa por meio de processos, suas políticas, seus procedimentos, suas instruções e seus objetivos definidos de forma documentada, não importando o meio administrativo utilizado por ela, ou seja, programas,  softwares, automatização de processos etc.

Sistema de Gestão da Qualidade

Sigla SGQ para “Sistema de Gestão de Qualidade”, é um conjunto integrado de procedimentos, instruções, responsabilidades e ferramentas, usado para assegurar que as metas de qualidade de uma empresa sejam cumpridas em todos os seus produtos e seus objetivos a nível de sistema sejam atingidos.

SGQ e Suas principais ferramentas:

SGQ: Manuais, procedimentos, instruções de trabalho, listas de controle, documentos específicos, planos de controle, fichas técnicas, planos de processos, planos de fabricação etc.

Ferramentas:

– Análise SWOT;

Diagrama de Pareto;

– Diagrama de Ishikawa;

– Ciclo PDCA;

– Fluxogramas;

– Folhas de verificação;

Histograma;

Diagrama de dispersão;

– FMEA – Análises do Efeito e Modo de Falhas;

– C.E.P – Controle Estatístico de Processo;

– MSA – Análises de Sistemas de Medição;

– Etc.

Sistemática

Quando falamos de sistemática, estamos atribuindo a algo de forma organizada para realização de uma atividade de um sistema, visando atingir os  resultados esperados.

O que é sistemática?

Ato ou Ação sistematizar, ou seja, pôr em prática algo definido por um sistema e conforme a sua organização, seguindo instruções e/ou procedimentos estabelecidos por ele.

Definição de sistemática

É algo atribuído aquilo que está relacionado a parte de um sistema, conforme regras estabelecidas por ele e aplicado as atividades de uma organização.

O que é considerado uma sistemática?

A maneira que é desenvolvida ou executada uma atividade de um sistema e conforme as suas regras.

Exemplo:

No sistema de uma organização está estabelecido que um determinado processo de ser executado conforme definido no procedimento ou instruções relacionado a ele, sendo assim, essa é uma sistemática definida pelo sistema.

Quando é estabelecido pelo sistema algo de forma documentada relacionada a uma determinada atividade é uma sistemática de trabalho, dessa forma, essas regras visa facilitar o trabalho de quem executa e a evitar falhas que possa comprometer o sistema.

Sistematizar

Algo estabelecido por um sistema através de informação documentada, ou seja, colocar alguma coisa em algum procedimento ou instrução e/ou estabelecer de forma documentada em algum documento específico e control

Objetivo da sistematização

Um dos pontos fundamentais de uma sistematização é estabelecer um padrão de qualidade na execução de atividades dentro de uma organização.

Outro ponto importante é contribuir com o sucesso da sistemática estabelecida pelo sistema, garantir a qualidade em desenvolvimentos de projetos e execução de atividades dentro de uma organização.

Considerações finais

Um sistema formal, ou seja, aquele estabelecido de forma documentada, para demonstrar a sua eficiência e eficácia precisa conter informações documentadas consistentes e verdadeiras, possuir autoridade e responsabilidade definida, está sempre atualizada e com o propósito de melhoria contínua.

Já o sistema informal, ou seja, aquele que não documentado, estão sujeitos a erros e informações desencontradas, podendo trazer sérios riscos para organização.