SISTEMA X SISTEMÁTICA X SISTEMATIZAR
Quando pensamos em “sistema”, estamos nos referindo a um conjunto organizado de elementos que trabalham em harmonia para atingir objetivos específicos. A importância de um sistema vai além da simples organização; ele representa a base estruturada que permite que as partes envolvidas atuem de maneira coordenada e eficiente.
Este artigo explora a essência dos sistemas, suas definições, tipos e a importância de uma sistemática bem definida para o sucesso de qualquer organização ou processo. Entender a lógica por trás dos sistemas é fundamental para otimizar resultados e minimizar falhas. Vamos mergulhar nesse universo organizado e essencial.
Sistema
Quando a gente fala em sistema, digamos que precisamos de algo organizado para se obter os efeitos esperados.
O que é sistema?
- Sistema é um conjunto de elementos, que possui uma interação regular ou interdependentes relacionados em um determinado ambiente, de modo a formar um conjunto todo organizados.
- Sistema é um conjunto das instituições econômicas, morais, políticas de uma sociedade, e que os indivíduos são subordinados por força de sua organização.
- Um sistema para surtir os efeitos esperados precisam de regras, seja ela por formas estabelecidas e documentadas ou por grupos independentes que atuam sobre ele.
Definição de sistema:
Sistema é um conjunto integrado de componentes inter-relacionados e interdependente, criados para realizar um objetivo definido, com relações definidas e mantidas entre seus componentes e cuja produção e operação como um todo é melhor do que uma simples soma de seus componentes.
O que é considerado o sistema?
O sistema é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo com determinado objetivo e efetuam determinada função.
Exemplos: Sistema bancário, sistema comercial, sistema financeiro, sistema da qualidade, sistema rodoviário, sistema de ambiental etc.
Nota: Um sistema para ele existir e produzir os resultados esperados, precisa ser documentado, com suas regras, seus critérios, suas obrigações e suas decisões.
Quantos tipos de sistema existem?
Conforme (O’ Brien 2000), sistema pode ser divididos em quatro tipos: Sistemas de informação transacionais, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio a decisão e sistemas de informações executivas.
O que é o sistema de gestão?
Quando falamos em um sistema de gestão, estamos falando de um sistema da organização de uma empresa por meio de processos, suas políticas, seus procedimentos, suas instruções e seus objetivos definidos de forma documentada, não importando o meio administrativo utilizado por ela, ou seja, programas, softwares, automatização de processos etc.
Sistema de Gestão da Qualidade
Sigla SGQ para “Sistema de Gestão de Qualidade”, é um conjunto integrado de procedimentos, instruções, responsabilidades e ferramentas, usado para assegurar que as metas de qualidade de uma empresa sejam cumpridas em todos os seus produtos e seus objetivos a nível de sistema sejam atingidos.
SGQ e Suas principais ferramentas:
SGQ: Manuais, procedimentos, instruções de trabalho, listas de controle, documentos específicos, planos de controle, fichas técnicas, planos de processos, planos de fabricação etc.
Ferramentas:
– Análise SWOT;
– Diagrama de Ishikawa;
– Ciclo PDCA;
– Fluxogramas;
– Folhas de verificação;
– Histograma;
– FMEA – Análises do Efeito e Modo de Falhas;
– C.E.P – Controle Estatístico de Processo;
– MSA – Análises de Sistemas de Medição;
– Etc.
Sistemática
Quando falamos de sistemática, estamos atribuindo a algo de forma organizada para realização de uma atividade de um sistema, visando atingir os resultados esperados.
O que é sistemática?
Ato ou Ação sistematizar, ou seja, pôr em prática algo definido por um sistema e conforme a sua organização, seguindo instruções e/ou procedimentos estabelecidos por ele.
Definição de sistemática
É algo atribuído aquilo que está relacionado a parte de um sistema, conforme regras estabelecidas por ele e aplicado as atividades de uma organização.
O que é considerado uma sistemática?
A maneira que é desenvolvida ou executada uma atividade de um sistema e conforme as suas regras.
Exemplo:
No sistema de uma organização está estabelecido que um determinado processo de ser executado conforme definido no procedimento ou instruções relacionado a ele, sendo assim, essa é uma sistemática definida pelo sistema.
Quando é estabelecido pelo sistema algo de forma documentada relacionada a uma determinada atividade é uma sistemática de trabalho, dessa forma, essas regras visa facilitar o trabalho de quem executa e a evitar falhas que possa comprometer o sistema.
Sistematizar
Algo estabelecido por um sistema através de informação documentada, ou seja, colocar alguma coisa em algum procedimento ou instrução e/ou estabelecer de forma documentada em algum documento específico e control
Objetivo da sistematização
Um dos pontos fundamentais de uma sistematização é estabelecer um padrão de qualidade na execução de atividades dentro de uma organização.
Outro ponto importante é contribuir com o sucesso da sistemática estabelecida pelo sistema, garantir a qualidade em desenvolvimentos de projetos e execução de atividades dentro de uma organização.
Considerações finais
Um sistema formal, ou seja, aquele estabelecido de forma documentada, para demonstrar a sua eficiência e eficácia precisa conter informações documentadas consistentes e verdadeiras, possuir autoridade e responsabilidade definida, está sempre atualizada e com o propósito de melhoria contínua.
Já o sistema informal, ou seja, aquele que não documentado, estão sujeitos a erros e informações desencontradas, podendo trazer sérios riscos para organização.
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