EXPERIÊNCIA FAZ A DIFERENÇA!

News

Qualidade

7 motivos para investir em treinamento de funcionários

O treinamento de funcionários é uma das principais ações do Recursos Humanos voltada para o crescimento dos colaboradores.

Para as empresas, as vantagens dessas ações são diversas, já que além de inserir o colaborador como parte da cultura organizacional a partir de um plano de desenvolvimento de carreira, a capacitação também pode ser voltada para diminuir os gaps dos profissionais e, consequentemente, aumentar a produtividade nas rotinas de trabalho.

Entenda a importância de investir em treinamento

O capital humano é o principal patrimônio das empresas. Assim, em um mercado cada vez mais competitivo, é essencial voltar esforços para as equipes de trabalho.

Por este motivo, as empresas cada vez mais investem em Treinamento e Desenvolvimento (T&D) de suas equipes. Isso porque, o T&D permite o trabalho nas habilidades e potencialidades de cada colaborador, o que gera o desenvolvimento da empresa.

Os treinamentos podem ser direcionados ainda para ensinar procedimentos de rotinas de trabalho, normas de segurança e regras internas, o que além de capacitar os funcionários também evita a ocorrência de acidentes de trabalho.

Benefícios do treinamento e desenvolvimento de funcionários

A seguir, confira 7 benefícios de investir do Treinamento e Desenvolvimento de seus funcionários:

1. Aumento da produtividade

Certamente, um dos principais motivos das empresas investirem na capacitação de suas equipes de trabalho é a elevação da produtividade.

Isso porque, quando o treinamento de funcionários é eficiente, os profissionais conseguem adquirir ou aperfeiçoar habilidades imprescindíveis para o trabalho na empresa, gerando melhores resultados para a organização.

2. Melhoria dos níveis de qualidade

Uma equipe de profissionais treinados e que sabem e que tem propriedade em suas áreas de atuação elevam o nível de qualidade dos produtos e/ou serviços oferecidos pela empresa.

O treinamento também é um meio de aumentar a interação e favorecer a qualidade  das relações dos funcionários, o que influencia no atendimento ao cliente.

3. Vantagem competitiva

As empresas que possuem o desenvolvimento de seus funcionários como parte da cultura organizacional obtém, como consequência natural, vantagem em relação aos concorrentes, sendo possível obter melhores posições no mercado no qual estão inseridas.

O crescimento sustentável das organizações é responsável por bons resultados e por posicionar a empresa à frente da concorrência.

4. Retenção de talentos

Inegavelmente que os trabalhadores que possuem qualificação adequada para desenvolver suas atividades se sentem mais satisfeitos e realizados profissionalmente.

Desse modo, investir na aprendizagem contínua é uma forma eficiente de valorizar os profissionais e reter talentos. 

Evitar a rotatividade dos colaboradores (turnover) possui influência na melhoria do ambiente de trabalho e também é um modo de aplicar a meritocracia na rotina de trabalho, já que o desenvolvimento de carreira possibilita a ascensão para cargos de lideranças e com melhor remuneração.

5. Estimular o trabalho em equipe

Os treinamentos estimulam o trabalho em equipe. Quando iniciantes, o T&D ajuda no esclarecimento do trabalho para as equipes de trabalho.

Entretanto, para colaboradores mais antigos, o treinamento permite a formação de grupos, evidenciando as habilidades de cada um em prol de objetivos corporativos. Essas dinâmicas permitem maior foco e direcionamento das equipes.

6. Aumentar a motivação dos colaboradores

O treinamento de funcionários e a possibilidade de feedback aumentam a motivação dos colaboradores que se sentem valorizados pela organização.

Isso porque, passa a ser notável o interesse da empresa em investir na carreira e no desenvolvimento de habilidades e competências de seus colaboradores.

7. Melhorar o engajamento do profissional com a empresa

Os treinamentos não apenas estão ligados às rotinas de trabalho, pois também relacionam-se com as ações internas e cultura organizacionais da empresa, sendo úteis para definir valores ou para estabelecer novas práticas de trabalho.

Portanto, iniciativas de capacitação elevam o engajamento nas rotinas diárias de trabalho, mas também aproxima os colaboradores da empresa como um todo.

Onde e como realizar um bom treinamento para a sua empresa

Sabendo dos benefícios do treinamento de funcionários, a Cirius Quality é reconhecida pelo pioneirismo e inovação nas áreas de consultoria, treinamento na área de qualidade e implantação de sistemas de gestão e oferece diversos cursos voltados para a capacitação dos profissionais, que podem ser feitos na modalidade in company ou online.

Os projetos podem ser desenvolvidos de acordo com as necessidades de sua organização e clientes. Entre em contato para mais informações e orçamentos clique aqui.

Qualidade

Os requisitos essenciais na hora de atender a ISO 9001

Entender os requisitos essenciais na hora de atender a ISO 9001 é muito importante. Essa norma foi projetada para garantir produtos e serviços consistentes e de alta qualidade para seus clientes.

Ela se aplica a todas as empresas e setores, apesar de não ser um requisito legal para iniciar, possuir ou administrar um negócio.

A ISO 9001 é recomendada se você deseja uma abordagem organizada e metódica para a melhoria do seu negócio.

Isso envolve qualidade, produtividade, lucratividade, satisfação e retenção do cliente e construção de relacionamentos e parcerias profissionais.

Qualquer empresa pode assumir o desafio da ISO 9001 e colher os benefícios. Mas, quais os requisitos essenciais na hora de atender a ISO 9001?

Leia mais

Qualidade

Saiba como preparar a sua empresa para uma auditoria ISO

Se você tem uma empresa ou indústria, é provável que já tenha ouvido falar das auditorias ISO. Para quem ainda não sabe, a palavra ISO é a abreviação em inglês para International Organization for Standardization, e, traduzida para o português, significa Organização Internacional de Normalização. Trata-se de uma organização internacional cuja missão é formular regras padrão para um determinado assunto, que podem ser aplicadas a qualquer país.

Em outras palavras, a função ISO é regular certos procedimentos industriais, comerciais e documentais, com o objetivo de elevar a qualidade operacional de uma empresa.

Tendo em vista a importância desse procedimento para sua empresa, elaboramos este conteúdo para apresentar medidas que devem ser tomadas no momento anterior à auditoria ISO. Na verdade, são orientações que podem ajudar sua empresa a se preparar melhor para esse momento.

Leia mais

Qualidade

Mapeamento de processos: por que investir na minha empresa

Em geral, sabemos que o principal objetivo de qualquer empresa no mercado é gerar competitividade. Para que isso ocorra de maneira eficiente, é necessário olharmos para nossas atividades internas, a fim de garantir um controle de qualidade eficiente.

Nesse quesito, nos lembramos do papel importante da técnica de mapear os processos, que aprimora o exercício laboral e torna a empresa muito mais enxuta e sustentável. Quer saber como? Então, confira o nosso post até o final e saiba por que você deve investir no mapeamento de processos ainda hoje.

Leia mais

Qualidade

Gestão de qualidade: como implementar no meu negócio

Você já sabe que é importante implementar um sistema de gestão de qualidade na sua empresa. Mas não tem ideia de como pode fazer isso.

Se esse é o seu caso, elaboramos este artigo para poder ajudá-lo, durante a leitura você vai compreender como pode implementar uma gestão de qualidade de forma eficiente.

Então, caso deseje manter o ritmo de crescimento da sua companhia, porém cumprindo as exigências do mercado para acompanhar o ritmo de competitividade, leia esse texto até o final.

Em primeiro lugar, vamos começar com o básico: compreender melhor o que está envolvido em uma gestão de qualidade.Leia mais

Qualidade

Análise de indicadores: como ela impacta na qualidade da empresa?

A análise de indicadores é uma ferramenta que vem sendo tratada como prioridade nas empresas. No atual cenário corporativo, trata-se de um item imprescindível e que configura um grande diferencial competitivo.

Antigamente, a análise do desempenho da empresa era feita de forma mais abrupta, levando em conta poucos fatores. Normalmente só se considerava como parâmetro de análise o dinheiro investido no capital humano e na infraestrutura do negócio, basicamente.

Hoje, tal tarefa de analisar indicadores de desempenho é muito mais estratégica e necessita de termômetros bem mais complexos para obter um resultado mais preciso.

São muitos os benefícios que uma análise efetiva de indicadores de desempenho pode proporcionar a uma organização. Continue a leitura e entenda melhor acerca destes benefícios.

Leia mais

Qualidade

Atividades essenciais não estão integradas ao sistema de gestão

Comandar equipes, pensar na parte financeira da instituição e se todas as ações estão de acordo são algumas das responsabilidades de quem ocupa cargos de liderança em grandes instituições. Agora, imagine como deve ser realizar todas essas ações quando as atividades essenciais não estão integradas ao sistema de gestão?

O fato de não contar com um sistema que seja capaz de absorver todas as demandas da instituição pode afetar diretamente o rendimento e as entregas das equipes.

Um erro ocasionado no início do processo pode comprometer todo o resultado da instituição, fazendo com que muitas vezes os relatórios e números apresentados no fim do mês, não sejam tão satisfatórios.

Se essa situação já está ocorrendo na organização em que você atua ou comanda, confira quais atividades essenciais não estão integradas ao sistema de gestão que você pode estar fazendo uso. Está preparado? Então vamos conferir!

Leia mais

Qualidade

Como a área de qualidade contribui para a melhoria das empresas?

Para que uma empresa alcance seus objetivos, por exemplo, a redução de custos, aumento da eficiência no setor produtivo e das vendas, é essencial que ela conte com um setor de qualidade, que seja capaz de analisá-la continuamente com o objetivo de propor, de uma forma geral, melhorias.

 

Você gostaria de saber melhor como a área de qualidade contribui para a melhoria de sua empresa? Então, não deixe de ler este conteúdo até o final!

Leia mais

Qualidade

Padrão de atendimento ao cliente: como estabelecer

Criar um script detalhado, criar um fluxo de trabalho, manter as equipes alinhadas e contar com ferramentas inteligentes… quais devem ser as estratégias para criar um padrão de atendimento uma equipe? É possível ajustar esse padrão a um atendimento humanizado e personalizado?

Padronizar a abordagem garante mais fluidez para o trabalho, além de ajudar a direcionar melhor as demandas do público, evitando que ele fique sem resolução do problema.

A grande questão é que muitas empresas têm dúvida de como criar esse padrão, sem abrir mão do atendimento personalizado, que respeita e caminha de acordo com o perfil de cada cliente. 

A resposta está no grau de conhecimento que você tem em relação ao seu publico e como sua equipe é preparada para atender essas pessoas.

Quer entender mais sobre padrão de atendimento e como melhorar seu contato com os clientes? Então, continue a leitura!Leia mais