Qualidade na Educação: Metodologias ativas de aprendizagem
As metodologias ativas representam uma abordagem educacional inovadora, cujo principal propósito é inspirar os estudantes a serem aprendizes autônomos e envolvidos ativamente no processo de construção do conhecimento.
Isso é alcançado por meio da resolução de problemas reais e da exploração de situações do mundo prático, onde os alunos são desafiados a desenvolver pensamento crítico, a tomar a iniciativa, a se envolver em debates construtivos e, essencialmente, a assumir um papel central em sua própria jornada de aprendizagem.
Dentro desse modelo educacional, os professores assumem o papel de guias, apoiando e facilitando o progresso dos estudantes, enquanto estes se tornam os protagonistas do seu próprio processo de aprendizado. É uma abordagem que não apenas transmite conhecimento, mas também incentiva a autonomia e a participação ativa, preparando os alunos para os desafios do mundo real.
Alguns exemplos de metodologias ativas de aprendizagem:
Gamificação:
A gamificação consiste na aplicação de mecanismos e dinâmicas dos jogos em outros âmbitos para motivar e ensinar os usuários de forma lúdica, ou seja, divertido, recreativo, alegre, recreador, brincalhão etc.
Nos últimos tempos, tanto no setor educativo quanto o empresarial são utilizados com intensa frequência esta ferramenta para treinamento de alunos e funcionários.
Design thinking:
O que é a técnica design thinking?
O design thinking é centrado no ser humano, altamente colaborativo, experimental, otimista e visual. Sendo assim, é preciso acreditar que se pode fazer a diferença, desenvolvendo um processo intencional para chegar ao novo, impactar positivamente as pessoas e criar soluções de negócio inovador, portanto é altamente positivo.
Cultura maker:
A cultura maker pode ser descrita como uma filosofia em que indivíduos ou grupos de indivíduos criam artefatos que são recriados e montados com o auxílio de softwares e/ou objetos físicos, ou seja, ela recorre à ideia de que todos podem criar, construir ou consertar objetos com as próprias mãos, mas nunca dispensando o poder de pensar.
Aprendizado por problemas
O método da Aprendizagem baseada em problemas tem como propósito tornar o aluno capaz de construir o aprendizado atitudinal, conceitual e procedimental, ou seja, por meio de problemas propostos que expõe as situações motivadoras e o prepara para o mundo do trabalho.
Aprendizado por estudo de casos
Estudos de casos são quando alguns fatos ou propósitos que não estão claramente definidos dentro de um contexto.
Qual é o papel do professor na metodologia do estudo de caso?
É fundamental o papel do professor como mediador das discussões e o fechamento adequado de cada caso, com a retomada dos objetivos, dos conceitos importantes, do aprendizado que a turma demonstrou e do que precisa ser novamente estudado.
Como aplicar estudo de caso em sala de aula?
No processo de aplicação do Estudo de Caso o aprendiz deve ser estimulado a ler, a se habituar aos personagens e entender o contexto do caso, para posteriormente pensar em uma solução para o problema e saber argumentar a favor da solução encontrada por ele, que não necessariamente deve ser a única.
Aprendizado por projetos
O ensino por projetos é uma abordagem de ensino e aprendizagem que estimula estudantes a elaborarem, de forma colaborativa, uma proposta de solução para alguma questão significativa do mundo real, dessa forma, da liberdade e oportunidade para o aluno criar e fornecer a solução.
Sala de aula invertida
Na sala de aula Invertida tem-se uma mudança na forma tradicional de ensinar, ou seja, o conteúdo passa a ser estudado em casa e as atividades, realizadas em sala de aula. Dessa forma, o estudante abandona aquela postura passiva de ouvinte e assume o papel de protagonista do seu próprio aprendizado
Seminários e discussões
Essa forma de metodologia, como o próprio nome diz, utiliza de seminários, projetos e trabalhos para gerar discussões positivas na sala, dessa forma, incentiva os alunos a interagir nas discussões e opinar sobre os assuntos.
7 Princípios da metodologia ativa
1) Problematização da realidade;
2) Trabalho em equipe;
3) Inovação;
4 e 5) TIC – Tecnologia da Informação e Comunicação;
6) Professor como mediador,
7) facilitador.
Metodologia de chão de fábrica
Na metodologia de chão de fábrica o colaborador ele é preparado com a utilização de uma linguagem simples, de forma com que todos entendam, exemplos autoexplicativos, ou seja, que se explica por si só, e altamente detalhados para facilitar o entendimento, com isso, ganha-se tempo, facilita o aprendizado e promove a integração rápida ao setor de trabalho e/ou atividade no qual ele será designado a desempenhar.
Esse treinamento muitas vezes é dado no posto de trabalho, devido à dificuldade que algumas empresa tem para liberar o colaborador para uma sala de treinamento em virtude de evitar a paralização de um processo produtivo.
Dessa forma, a Cirius Quality utiliza em seus treinamentos a metodologia de chão de fábrica, visando preparar os alunos tanto na teoria quanto na prática para o mercado de trabalho.
Qual a metodologia utilizada pelo professor?
A metodologia de ensino representa a maneira como o conhecimento é produzido em sala de aula, setor de trabalho ou online. Ela está presente nas estratégias, práticas pedagógicas e ferramentas utilizadas pelos educadores / instrutores durante o processo de ensino e aprendizagem.
Qual a metodologia utilizada pela Cirius Quality?
A metodologia utilizada pela Cirius Quality em seus treinamentos é a metodologia de chão de fábrica, pois facilita o aprendizado e a integração ao mercado de trabalho.
Você está pronto para elevar o padrão de qualidade em sua empresa? Nossos cursos in company personalizados da Cirius Quality são a resposta. Oferecemos treinamento de alto nível, adaptado às necessidades exclusivas de sua organização. Invista na qualidade, promova a excelência e alcance resultados excepcionais. Junte-se a nós para impulsionar a qualidade em sua empresa. Entre em contato para saber mais!
0 comments
Write a comment