QFD – Desdobramento da função qualidade, sua utilização, seus métodos e seus benefícios
QFD – Desdobramento da função qualidade
- O QFD é um procedimento sistemático para ser traduzido da voz do cliente em requisitos técnicos e termos operacionais, mostrando e documentando as informações em forma de matriz, oriundas das informações do cliente.
- O QFFD enfoca os itens mais importantes relacionadas as informações do cliente, proporcionando um mecanismo visando atingir as áreas relacionadas ao universo competitivo, com o intuito de obtenção de vantagens competitivas.
- Dependendo do produto, o QFD pode ser usado como uma estrutura para o planejamento avançado da qualidade (APQP), pois na fase de planejamento traduz a voz do cliente que são os seus requisitos em suas respectivas características de controle ou requisitos de projeto.
- O QFD tem a função de converter os requisitos gerais em características finais do processo e do produto.
QFD – Aspectos e Vantagens
a) Aspectos do QFD
- As duas dimensões do QFD são:
- Desdobramento da qualidade: Tradução dos requisitos do cliente em requisitos do projeto do produto.
- Desdobramento de funções: Tradução dos requisitos de projeto em requisitos do produto, processo e produção.
b) Vantagens do QFD
Alguns dos benefícios do QFD são:
- O aumento da certeza do atendimento da voz do cliente.
- Reduz o número de alterações, em função do conhecimento da engenharia.
- Identifica os requisitos conflitantes de projetos.
- Enfoca diversas atividades da organização em objetivos orientados do cliente.
- Reduz o tempo de ciclo de desenvolvimento do produto.
- Reduz o custo de engenharia, manufatura e assistência técnica
- Melhoria considerável da qualidade dos processos, produtos e serviços.
QFD – Seus objetivos
- O QFD é uma técnica que pode ser empregada durante todo o desenvolvimento do produto, pois o objetivo dessa ferramenta é auxiliar a equipe a incorporar no projeto as reais necessidades do cliente.
- O QFD é uma ferramenta que visa integrar todas as áreas envolvidas no desenvolvimento do produto desde o planejamento, passando pelo desenvolvimento e qualidade até atingir a fase de atendimento pleno da satisfação do cliente e consumidor final.
- O QFD tem a função básica de fazer com que a voz do cliente possa ser traduzida em requisitos que venha satisfazer os desejos dos consumidores.
- Além das vantagens já citadas no slide anterior, outros fatores importantes são traduzidos em benefícios com aplicação do QFD, como: Consideração da concorrência, comprometimento da equipe, informações documentadas, análises críticas das especificações, estimula a equipe a equipe a desenvolver métodos e propor soluções, redução do tempo de lançamento etc.
QFD – Desdobramento em cascata
Exemplo: Pão de queijo
Tradução da voz do cliente e desdobramento do QFD
O quê | Como avaliar | Qualificação |
– Bom sabor | > Composição | Grau de maciez 60% |
– Macio e mastigável | > Temperatura | Temperatura 180ºC |
– Bem dourado | > Prova de sabor | Nota de sabor 7 a 10 |
– Fácil de fazer | > Tempo de preparo | Tempo Máx. 10 min. |
– Bom preço | > Preço | Valor R$ 0,25 Unidade |
– Informação nutricional | > Clareza nas informações | Inf. Claras min. 95% |
Observações: As notas de avaliação estão no rodapé da matriz, baseado nessas informações podem ser adotadas ações de melhorias comparadas a concorrência.
Matriz QFD x Casa da Qualidade
0 comments
Write a comment