QFD – Desdobramento da função qualidade, sua utilização, seus métodos e seus benefícios

QFD – Desdobramento da função qualidade

  • O QFD é um procedimento sistemático para ser traduzido da voz do cliente em requisitos técnicos e termos operacionais, mostrando e documentando as informações em forma de matriz, oriundas das informações do cliente.
  • O QFFD enfoca os itens mais importantes relacionadas as informações do cliente, proporcionando um mecanismo visando atingir as áreas relacionadas ao universo competitivo, com o intuito de obtenção de vantagens competitivas.
  • Dependendo do produto, o QFD pode ser usado como uma estrutura para o planejamento avançado da qualidade (APQP), pois na fase de planejamento traduz a voz do cliente que são os seus requisitos em suas respectivas características de controle ou requisitos de projeto.
  • O QFD tem a função de converter os requisitos gerais em características finais do processo e do produto.

QFD – Aspectos e Vantagens

a) Aspectos do QFD

  • As duas dimensões do QFD são:
  • Desdobramento da qualidade: Tradução dos requisitos do cliente em requisitos do projeto do produto.
  • Desdobramento de funções: Tradução dos requisitos de projeto em requisitos do produto, processo e produção.

b) Vantagens do QFD

Alguns dos benefícios do QFD são:

  • O aumento da certeza do atendimento da voz do cliente.
  • Reduz o número de alterações, em função do conhecimento da engenharia.
  • Identifica os requisitos conflitantes de projetos.
  • Enfoca diversas atividades da organização em objetivos orientados do cliente.
  • Reduz o tempo de ciclo de desenvolvimento do produto.
  • Reduz o custo de engenharia, manufatura e assistência técnica
  • Melhoria considerável da qualidade dos processos, produtos e serviços.

QFD – Seus objetivos

  • O QFD é uma técnica que pode ser empregada durante todo o desenvolvimento do produto, pois o objetivo dessa ferramenta é auxiliar a equipe a incorporar no projeto as reais necessidades do cliente.
  • O QFD é uma ferramenta que visa integrar todas as áreas envolvidas no desenvolvimento do produto desde o planejamento, passando pelo desenvolvimento e qualidade até atingir a fase de atendimento pleno da satisfação do cliente e consumidor final.
  • O QFD tem a função básica de fazer com que a voz do cliente possa ser traduzida em requisitos que venha satisfazer os desejos dos consumidores.
  • Além das vantagens já citadas no slide anterior, outros fatores importantes são traduzidos em benefícios com aplicação do QFD, como: Consideração da concorrência, comprometimento da equipe, informações documentadas, análises críticas das especificações, estimula a equipe a equipe a desenvolver métodos e propor soluções, redução do tempo de lançamento etc.

QFD – Desdobramento em cascata

 

Exemplo: Pão de queijo

 

Tradução da voz do cliente e desdobramento do QFD

O quê Como avaliar Qualificação
– Bom sabor > Composição Grau de maciez 60%
– Macio e mastigável > Temperatura Temperatura 180ºC
– Bem dourado > Prova de sabor Nota de sabor 7 a 10
– Fácil de fazer > Tempo de preparo Tempo Máx. 10 min.
– Bom preço > Preço Valor R$ 0,25 Unidade
– Informação nutricional > Clareza nas informações Inf. Claras min. 95%

Observações: As notas de avaliação estão no rodapé da matriz, baseado nessas informações podem ser adotadas ações de melhorias comparadas a concorrência.

Matriz QFD x Casa da Qualidade