Qualidade e produtividade: a importância dessa relação para um crescimento eficiente
Para que uma empresa obtenha sucesso e, assim, alcance seus objetivos com maior velocidade, é de fundamental importância que ela não só leve em conta o aumento de sua produtividade, mas também a qualidade de suas operações.
Com outras palavras, o aumento dos números deve ser acompanhado de um controle de qualidade rígido. Do contrário, a empresa poderá afetar seu crescimento eficiente e sustentável.
Para entender melhor a relação entre qualidade e produtividade e a importância desse casamento para o crescimento eficiente de seu negócio, continue a leitura.
A produtividade como elemento de crescimento empresarial
A produtividade é uma métrica que avalia se uma empresa está conseguindo ser produtiva em seu dia a dia, ou seja, se ela está alcançando suas metas, como, por exemplo, produzir determinada quantidade de serviços ou produtos dentro de um certo tempo.
Como ilustração, podemos visualizar a produtividade quando o setor produtivo de uma empresa consegue produzir determinada quantidade de produtos, dentro de um tempo planejado, para atender a um pedido de um cliente.
Em uma organização, a produtividade é algo fundamental para que ela alcance seus objetivos e desenvolva uma boa relação com seus clientes. Uma empresa improdutiva, que não consegue bater suas metas, certamente pode ficar para trás diante da concorrência.
Assim sendo, a produtividade é uma variante fundamental para o crescimento de uma empresa, mas saiba que ela sozinha não é capaz de muita coisa.
Produtividade e qualidade: o casamento certo para o sucesso de uma empresa
Uma coisa é ser produtivo, outra coisa é ser produtivo com qualidade. Uma empresa que é produtiva com qualidade alcança seus objetivos com maior velocidade e tende a ser bem vista não apenas pelos seus clientes, mas pelo mercado de um modo geral, como pelo governo, por exemplo.
Uma empresa produtiva e que tem a qualidade como fator essencial nesse processo, produz produtos ou realiza serviços dignos de nota.
O controle de qualidade deve estar presente, vale dizer, não apenas no setor produtivo de uma empresa, mas em qualquer de suas operações, por mais simples que sejam. Assim, o controle de qualidade deve estar presente, por exemplo:
• No atendimento ao cliente;
• Nos processos financeiros;
• Nos processos pós-venda;
• Na logística;
• Na contabilidade empresarial;
• No processo de venda;
• Entre outros.
Em uma explicação sistêmica, quando as operações de uma empresa são feitas tendo a qualidade como critério de crescimento, ela alcança uma produtividade positiva. Uma produtividade sólida.
Nesse sentido, cabe destacar, inclusive, que muitas empresas tendem a ser produtivas, mas não com qualidade. Por conta disso, elas sofrem inúmeras críticas por parte de seus consumidores, que agora contam com as redes sociais para promover suas insatisfações contra as marcas, influenciando assim, a forma como a sua empresa se apresenta para a sociedade.
Agora que você sabe que a produtividade deve ser acompanhada de um controle de qualidade rigoroso, não deixe de adotar combinação em sua empresa. Combinado?
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