Tire suas dúvidas sobre a NBR ISO 9001:2015

Para desenvolver uma gestão de qualidade eficiente e produtiva, é fundamental não só conhecer teoricamente a área, mas também as normas técnicas que regulam essa operação, como é o caso da NBR ISO 9001:2015.

A NBR ISO 9001:2015 traz requisitos que potencializam um sistema de gestão de qualidade em uma empresa, fazendo com que ela se torne mais eficiente e garanta a satisfação dos seus clientes, bem como seu crescimento.

Mas, e então, você tem dúvidas sobre a NBR ISO 9001:2015? Se respondeu que sim, continue a leitura. Aqui, apresentamos as principais, para que desse modo fique por dentro dessa importante norma.

O que é a NBR ISO 9001:2015?

Essa é uma dúvida muito comum entre aqueles que desejam saber mais sobre a NBR ISO 9001:2015. Então, a NBR ISO 9001:2015 é uma certificação. Com outras palavras, é um documento que atesta a eficiência de uma empresa com relação à qualidade de suas operações.

A NBR ISO 9001:2015 é mais do que apenas uma certificação, vale dizer. Materialmente falando, é uma norma que disciplina o modo de agir de uma empresa, fazendo com que ela adote soluções com o objetivo de garantir a qualidade de seus processos e, assim, evitar situações que possam afetar esse objetivo (qualidade operacional).

A NBR ISO 9001:2015 solicita a adoção de um sistema de gestão de qualidade?

A NBR ISO 9001:2015 traz entre seus requisitos a adoção de um sistema de gestão de qualidade por parte de uma empresa, como uma forma de garantir o alcance de seus objetivos com relação ao fator qualidade.

Aqui, um sistema de gestão não é entendido apenas como uma tecnologia que é capaz de potencializar esse processo, mas como um conjunto de ações que pode garantir a eficiência/qualidade das operações, como a criação de uma política de qualidade que seja mensurável, controlada e atualizada.

Como funciona a NBR ISO 9001:2015 ou o seu sistema de gestão de qualidade?

Basicamente, a NBR ISO 9001:2015 ou seu sistema de gestão de qualidade funciona tendo como suporte o famoso ciclo PDCA, que significa, por extenso:

• Planejar

Planejar significa desenvolver uma estratégia para uma empresa, mas com foco na qualidade de suas operações.

• Dirigir

Dirigir, por sua vez, diz respeito ao processo de implementação das ações de qualidade que foram pensadas no planejamento, com o objetivo de atingir tal objetivo.

• Controlar ou comandar

Controlar é realizar procedimentos, como auditores e reuniões, com o objetivo de verificar se os objetivos relacionados à qualidade têm sido conquistados.

• Agir

Por fim, o que se busca aqui é implementar melhorias contínuas, com o propósito de fazer com que uma empresa alcance a qualidade operacional desejada.

Essas são algumas das principais dúvidas com relação à NBR ISO 9001:2015. Você gostaria de aprender mais sobre essa norma de qualidade? Se respondeu que sim, não deixe de realizar sua matrícula em nosso Curso Online de Interpretação e implementação da NBR ISO 9001:2015 . Abordamos com maior profundidade os aspectos relacionados a NBR ISO 9001:2015. Aproveite!