Conceito de Qualidade

Conceito sobre Qualidade

Não existe um conceito específico para definir qualidade e para mostrar isso vamos mostrar alguns conceitos definido pelos chamados gurus da qualidade pessoas que ao longo de décadas contribuíram para a melhoria da qualidade em produtos, serviços e sistemas de gestão.

Genichi Taguchi

A definição de qualidade dada pelo Dr. Taguchi, visa fundamentalmente o cliente final. A qualidade é definida duma maneira negativa:

“Qualidade é a perda imposta á atividade a partir do momento em que o produto é expedido”

Juran

Para Juran, Qualidade é a adequação ao uso e é avaliada pelo usuário ou cliente.

ShigeruMizuno

“Um produto não precisa necessariamente ter a melhor qualidade possível: o único requisito é que o produto satisfaça as exigências do cliente para o seu uso.”

Deming

Para Deming, a qualidade é definida consoante às exigências e as necessidades do consumidor.

a) Quando as pessoas e organizações concentrar principalmente na qualidade, definida pela relação seguinte,

Quality = Results Of Work Efforts  = Qualidade = Resultados de esforços de trabalho

                       Total costs                                                      Custos Totais

Tende a aumentar a qualidade e os custos de cair ao longo do tempo.

b) No entanto, quando as pessoas e organizações se concentram principalmente nos custos, os custos tendem a subir e declínios de qualidade ao longo do tempo.

Crosby

Para Crosby, qualidade é a conformidade com os requisitos. Crosby acreditava que os requisitos de um produto necessitam ser definidos e especificados claramente de maneira que possam ser “compreendidos”.

Kaoru Ishikawa

Sua visão abrange a todos, apenas acrescenta a importância da percepção rápida das empresas por parte das empresas as exigências crescente do mercado.

Feigenbaun

Já para Feigenbaun, qualidade é um conjunto de características do produto ou serviço em uso, as quais satisfazem as expectativas do cliente.

Conclusão

Como podem ver o conceito sobre qualidade varia de acordo com a visão de cada pessoa, trazendo para os dias de hoje qualidade é aquela que melhor atende as necessidades do cliente.

Por isso as empresas se preocupam em definir sua política de qualidade para em seguida aplicar no seu produto ou serviço técnicas visando a satisfação do seu cliente.