Como a área de qualidade contribui para a melhoria das empresas?

Para que uma empresa alcance seus objetivos, por exemplo, a redução de custos, aumento da eficiência no setor produtivo e das vendas, é essencial que ela conte com um setor de qualidade, que seja capaz de analisá-la continuamente com o objetivo de propor, de uma forma geral, melhorias.

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O que é o setor de qualidade e quais são suas principais funções?

 

Basicamente, podemos compreender o setor de qualidade de uma empresa como uma área que fica responsável pela qualidade das operações desta. Com outras palavras, é a área que busca garantir que uma empresa funcione com a qualidade esperada, de maneira a fazê-la alcançar seus objetivos de forma mais eficiente e produtiva.

 

Para isso, o setor de qualidade se vale de uma série de documentos ou recomendações técnicas, como é o caso da norma ISO 9001, por exemplo, que estabelece um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja seu porte ou dimensão ou, ainda, área de competência.

 

Um setor de qualidade de uma empresa tem, normalmente, as seguintes funções:

 

  • Criar parâmetros de qualidade e, com base neles, verificar se a empresa está seguindo-os. Caso não, o setor de qualidade poderá recomendar mudanças aos departamentos;

 

  • Liderar projetos, como auditorias, análise de riscos, entre outros, com o objetivo de fazer a empresa reduzir riscos que podem colocar em xeque a qualidade de suas operações;

 

  • Impulsionar a interação entre equipes ou colaboradores, com o objetivo de fazer estes adotarem de maneira estratégica as políticas de qualidade da empresa;

 

  • Administrar os documentos jurídicos ou legais que sustentam a qualidade dos serviços ou operações da empresa;

 

  • Garantir a formação ou qualificação dos trabalhadores, no que diz respeito às políticas de qualidade adotadas pela organização.

 

Principais benefícios oferecidos por um setor de qualidade

 

A partir do exposto, já dá para se ter noção a respeito dos principais benefícios oferecidos pelo setor de qualidade a uma empresa. Mesmo assim, conheça os principais:

 

  • Aumento da eficiência e produtividade operacional;

 

  • Crescimento da empresa, de maneira a fazê-la se consolidar no mercado;

 

  • Desenvolvimento, no âmbito da empresa, de uma cultura voltada para a valorização da qualidade de suas atividades ou operações;

 

  • Redução de custos, o que pode fazer com que a empresa fique com mais dinheiro no caixa, o qual pode ser investido na melhoria dos seus processos;

 

  • Otimização na realização dos processos de uma empresa, o que a faz aproveitar melhor o tempo;

 

  • De certo modo, por trabalhar no sentido de evitar desperdícios, colabora para que a empresa tenha um comportamento em consonância com a preservação ambiental.

 

Como vimos, a área de qualidade é um setor que pode fazer com que a empresa se torne mais eficiente, produtiva e econômica. Na prática, contribui para que ela alcance seus objetivos com maior velocidade, de maneira a se consolidar no mercado.

 

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