Metodologia de chão de fábrica

Como a Metodologia de Chão de Fábrica Garante a Excelência

Informar aos interessados em conhecer a metodologia de ensino voltado para o chão de fábrica.

O que é a metodologia de ensino de chão de fábrica?

No chão de fábrica é uma área de transformação, nessa área é onde tudo se transforma, pois é onde se encontra a linha de produção e as equipes de trabalho que transformam as matérias-primas em produtos semiacabados e produtos semiacabados em produtos acabados. Sendo assim, os colaboradores precisam ser preparados para executar suas funções, dessa forma, atender as necessidades da organização, como podemos imaginar, a área produtiva é uma das áreas de maior importância em uma indústria, já que é o coração do negócio da organização.

Como é a preparação dos colaboradores?

A preparação desses colaboradores muitas vezes precisam de tempo para sua qualificação, e na maioria das vezes a empresa não consegue disponibilizar esse tempo devido a sua alta capacidade produtiva, daí a necessidade de se empregar uma metodologia para ganhar esse tempo através da praticidade, foi aí que surgiu a metodologia de ensino de chão de fábrica.

Principal objetivo da metodologia de chão de fábrica:

– Ganhar tempo;
– Facilitar o aprendizado;
– Melhorar a qualidade de ensino no setor de trabalho;
– Fazer a integração rápida do colaborador com atividade de trabalho;
– Adaptar o treinamento as condições do colaborador no posto de trabalho.
– Reduzir os custos com treinamentos

– Melhorar a qualidade do ensino
– Formar multiplicadores

Como funciona a metodologia de chão de fábrica?

Como funciona a metodologia de chão de fábrica

– O treinamento muitas vezes é feito no posto de trabalho;
– Fazer o máximo com o mínimo de tempo;
– Simplificar o aprendizado sem esquecer da qualidade do ensino;
– Não utilizar linguagem muito técnica, ou seja, utilizar uma linguagem simples, de forma com que todos entendam a mesma linguagem;
– Utilizar sempre nos treinamentos uma linguagem motivacional, ou seja, com o intuito de motivar, despertar interesse ao aprendiz.
– Utilizar exemplos autoexplicativos, ou seja, que se explica por si só, que é capaz de ser compreendido sem explicação.


– Quando necessário, utilizar explicações detalhadas, mesmo que estas sejam repetitivas;
– Fazer fluir a teoria na prática, ou seja, fazer a junção da teoria com a prática para que o colaborador entenda na hora de sua aplicação;
– Quando necessário, o ensino teórico deve ser feito em conjunto com a prática e de forma simplificada.

Ganho real

A metodologia de chão de fábrica, o treinamento muitas vezes é dado no posto de trabalho, pois nem sempre o colaborador pode ser deslocado para uma sala de treinamento.
A setores da indústria que nem sempre pode haver paralização ou retirada de colaborador para a sala de treinamento, sendo assim, o treinamento ocorre no posto de trabalho.
O treinamento dado no posto de trabalho muitas vezes reduz o risco da má qualidade do aprendizado, pois em determinados casos facilita a leitura e o entendimento da matéria, quando aplicado a teoria com a prática, reduzindo assim o tempo com treinamento.
Estas são algumas características da metodologia de treinamento de chão de fábrica, pois nessa metodologia, a adaptação pode ser feita de acordo com a atividade e condições do colaborador.

Multiplicador

Uma das dificuldades das empresas é a formação de multiplicadores, pois nem sempre o colaborador formado não se sente motivado e capaz de multiplicar o treinamento recebido.

Sendo assim, o treinamento da metodologia de ensino de chão de fábrica possibilita esta oportunidade de trabalho e resgata o interesse pelo ensino, pois é gratificante multiplicar o ensinamento recebido e melhora a capacidade técnica dos colaboradores.
Dessa forma, formar multiplicadores é um ganho real para organização, pois o treinamento é multiplicado na mesma qualidade do treinamento recebido pelo multiplicador, com isso a qualidade de produtos e serviços são mantidas e/ou melhoradas.

Cursos on-line

Os nossos cursos on-line seguem a mesma metodologia de ensino de chão de fábrica, seguindo o mesmo objetivo.
– Slides 100% narrados, visando beneficiar o estudo em trânsito, ou seja, como a bordo de um transporte coletivo por exemplo, e as pessoas que possuem dificuldade na leitura.
– Exemplos autoexplicativos e quando aplicável, explicações detalhadas para facilitar o aprendizado do aluno.
Nota: Todos nossos esforços visam facilitar o ingresso das pessoas ao mercado de trabalho e/ou melhorar o conhecimento técnico daquelas que já possuem alguma colocação e/ou formação.

Considerações finais

Esse trabalho visa transmitir conhecimento da metodologia de ensino de chão de fábrica, muito utilizado nas empresas e aplicados em novos processos, projetos e serviço, sendo assim, o treinamento é feito no posto de trabalho.

Sendo assim, com a utilização dessa metodologia, a empresa reduz os custos com treinamentos e prepara melhor seus colaboradores e integrando mais rapidamente na execução de suas atividades.