Gestão de qualidade: como implementar no meu negócio

Você já sabe que é importante implementar um sistema de gestão de qualidade na sua empresa. Mas não tem ideia de como pode fazer isso.

Se esse é o seu caso, elaboramos este artigo para poder ajudá-lo, durante a leitura você vai compreender como pode implementar uma gestão de qualidade de forma eficiente.

Então, caso deseje manter o ritmo de crescimento da sua companhia, porém cumprindo as exigências do mercado para acompanhar o ritmo de competitividade, leia esse texto até o final.

Em primeiro lugar, vamos começar com o básico: compreender melhor o que está envolvido em uma gestão de qualidade.

O que é gestão da qualidade?

O termo refere-se à administração dos processos organizacionais de forma que venha a satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes.

É uma forma de buscar o aprimoramento dos produtos e serviços ofertados para que os consumidores continuem tendo um bom conceito sobre a sua organização e possam classificá-la como de boa qualidade.

Existem algumas normas, por exemplo, a ISO 9001, que estabelece diretrizes para como deve ser e como implementar uma gestão de qualidade. Vamos aprender mais sobre isso no próximo tópico.

Como implementar um sistema de gestão da qualidade?

Para ser bem-sucedido na implementação de um sistema de qualidade, é preciso levar em consideração alguns princípios para direcionar o caminho a ser percorrido.

Os 7 princípios básicos são os seguintes:

  • Foco no cliente: observar atentamente as necessidades dos consumidores, dar atenção aos seus feedbacks, mesmo quando negativos, para conseguir alinhar o seu serviço ou produto a expectativa do público consumidor.
  • Liderança: é preciso ser e buscar ter bons líderes organizacionais propiciem o que for necessário para que todos os funcionários consigam executar suas atividades de forma eficaz e com alta motivação.
  • Melhoria contínua: é preciso se conscientizar que seu negócio nunca vai atingir o estado de perfeição, então por melhores que sejam os resultados sempre há algo que pode e deve ser melhorado. Nunca fique satisfeito, melhore constantemente.
  • Bom relacionamento: para ter um sistema de qualidade eficiente é preciso que haja um bom relacionamento entre todos os envolvidos no processo, desde o dono com os colaboradores até os fornecedores ou parceiros, além é claro, da relação amigável com os clientes.
  • Decisão com base em evidências: a tomada de decisões deve ser concreta, baseada em dados. Não se deve decidir com base em palpites, isso pode acarretar uma série de prejuízos a empresa e na redução da qualidade de seu serviço.
  • Processos de abordagem: é de extrema importância esquematizar o processo de funcionamento de seu negócio. É preciso ter um padrão mínimo a ser seguido em cada setor para que sempre se mantenha um critério mínimo de qualidade garantido.
  • Engajamento das pessoas: um bom gestor deve promover uma cultura organizacional que gera envolvimento e comprometimento.

O próximo passo agora é ser observador e perceber em quais dessas áreas o seu negócio está deixando a desejar e precisa urgentemente melhorar.

Feito isso, defina metas a serem cumpridas, coloque prazos e como pretende executá-las. Ao planejar, consulte sua equipe de gestão e ouça suas sugestões.

Com certeza, seguir esses princípios vai ajudá-lo a começar a implementar uma gestão de qualidade em sua empresa. Quer aprender mais sobre isso e tornar-se um expert no assunto? Então faça um dos nossos cursos e tenha acesso direto a um instrutor para tirar suas dúvidas pessoais.