Os requisitos essenciais na hora de atender a ISO 9001
Entender os requisitos essenciais na hora de atender a ISO 9001 é muito importante. Essa norma foi projetada para garantir produtos e serviços consistentes e de alta qualidade para seus clientes.
Ela se aplica a todas as empresas e setores, apesar de não ser um requisito legal para iniciar, possuir ou administrar um negócio.
A ISO 9001 é recomendada se você deseja uma abordagem organizada e metódica para a melhoria do seu negócio.
Isso envolve qualidade, produtividade, lucratividade, satisfação e retenção do cliente e construção de relacionamentos e parcerias profissionais.
Qualquer empresa pode assumir o desafio da ISO 9001 e colher os benefícios. Mas, quais os requisitos essenciais na hora de atender a ISO 9001?
A ISO 9001 é baseada em 10 cláusulas e requisitos, com muito pouco espaço para erros
A ISO 9001 é baseada em 10 cláusulas essenciais, divididas em quatro ações simples: planejar, fazer, verificar e agir. Esses são os alicerces da conformidade com a ISO 9001 e ajudarão a orientar a avaliação e a melhoria contínua do seu negócio.
Você deve revisar seus sistemas de gestão de negócios regularmente e planejar mudanças no processo e no fluxo de trabalho para preencher as lacunas de conformidade da ISO.
É preciso fazer o que precisa ser feito para preencher as lacunas, verificar a eficácia dessas mudanças e agir quando essas mudanças não forem bem-sucedidas.
Abaixo, apresentamos as 10 cláusulas de acordo com a lista de verificação de requisitos da ISO 9001.
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Planejar
A seção de planejamento da lista de verificação dos padrões de qualidade ISO prepara você para concluir uma avaliação mais ampla de seu negócio como um todo.
Aqui, você determinará o escopo e os objetivos da avaliação, definirá os termos e jargões relacionados ao negócio, considerará o contexto do negócio e analisará o desempenho e o comprometimento da equipe de liderança.
Pense nisso como a “sinopse” de sua avaliação de negócios. Abaixo, você encontrará uma lista de considerações e tópicos a serem abordados na fase de planejamento.
Cláusula 1: Escopo
Cláusula 2: Referências normativas
Cláusula 3: Termos e definições
Cláusula 4: Contexto da Organização
4.1 Compreensão da organização e seu contexto
4.2 Compreensão das necessidades e expectativas das partes interessadas
4.3 Determinação do escopo do sistema de gestão da qualidade
4.4 Sistema de gestão da qualidade e seus processos
Cláusula 5: Liderança
5.1 Liderança e compromisso
5.1.1 Liderança e compromisso para o SGQ
5.1.2 Foco no cliente
5.2 Política
5.2.1 Estabelecer a política de qualidade
5.2.2 Comunicar a política de qualidade
5.3 Funções, responsabilidades e autoridades organizacionais
Cláusula 6: Planejamento
6.1 Ações para abordar riscos e oportunidades
6.2 Objetivos de qualidade e planejamento para alcançá-los
6.3 Planejamento de mudanças
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Fazer
A seção “fazer” da lista de verificação dos padrões de qualidade ISO cobre o lado prático do seu negócio.
Ele considera as ferramentas e os sistemas de suporte necessários para realizar o trabalho, desde o pedido de estoque até o encontro com os clientes.
Nenhuma empresa pode chegar a 100% por conta própria. Recursos, membros da equipe, treinamento e as ferramentas certas para o trabalho são necessários para operar o negócio com sucesso.
Ao avaliar a eficácia de seus sistemas atuais de suporte e operações, você pode determinar o que precisa ser alterado para se tornar compatível com a ISO.
Leia as cláusulas abaixo e descubra o que você precisa considerar para alcançar uma conformidade com a ISO 9001.
Cláusula 7: Suporte
7.1 Recursos
7.1.1 Geral
7.1.2 Pessoas
7.1.3 Infraestrutura
7.1.4 Ambiente para a operação dos processos
7.1.5 Monitorar e medir os recursos
7.1.6 Conhecimento organizacional
7.2 Competência
7.3 Conscientização
7.4 Comunicação
7.5.1 Geral
7.5.2 Criação e atualização de informações documentadas
7.5.3 Controle de informações documentadas
Cláusula 8: Operação
8.1 Planejamento e controle operacional
8.2 Requisitos para produtos e serviços
8.3 Projeto e desenvolvimento de produtos e serviços
8.4 Controle de processos, produtos e serviços fornecidos externamente
8.5 Produto e prestação de serviços
8.6 Liberação de produtos e serviços
8.7 Controle de saídas não conformes
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Verificar
Cláusula 9: Avaliação de desempenho
9.1 Monitoramento, medição, análise e avaliação
9.1.2 Satisfação do cliente
9.3 Análise crítica da gestão
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Agir
Cláusula 10: Melhoria
10.1 Geral
10.2 Não conformidade na ISO 9001
10.2 O que é não conformidade?
10.2 Ação corretiva
10.3 Melhoria contínua
Pode parecer muita papelada, mas não é tão assustador quanto parece. A nossa equipe tem vários cursos voltados para qualidade e prestação de serviços. Nossos materiais podem ajudar você a se tornar um especialista na área da qualidade.
A partir disso, vamos capacitar você e sua equipe para melhorar seus processos e estruturas existentes para obter certificação, conformidade e melhoria contínua dos negócios.
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