Saiba como preparar a sua empresa para uma auditoria ISO

Se você tem uma empresa ou indústria, é provável que já tenha ouvido falar das auditorias ISO. Para quem ainda não sabe, a palavra ISO é a abreviação em inglês para International Organization for Standardization, e, traduzida para o português, significa Organização Internacional de Normalização. Trata-se de uma organização internacional cuja missão é formular regras padrão para um determinado assunto, que podem ser aplicadas a qualquer país.

Em outras palavras, a função ISO é regular certos procedimentos industriais, comerciais e documentais, com o objetivo de elevar a qualidade operacional de uma empresa.

Tendo em vista a importância desse procedimento para sua empresa, elaboramos este conteúdo para apresentar medidas que devem ser tomadas no momento anterior à auditoria ISO. Na verdade, são orientações que podem ajudar sua empresa a se preparar melhor para esse momento.

Saiba quais são as leis aplicadas ao seu ramo comercial

 

Em uma auditoria ISO, cabe destacar que o auditor (profissional responsável por essa operação) verificará todas as normas (leis, medidas, etc.) que se aplicam à sua empresa e se elas foram devidamente atendidas.

Assim sendo, antes de realizar uma auditoria ISO ou convocá-la, é essencial que os gestores da empresa compreendam as leis que se aplicam às atividades comerciais realizadas e se ela cumpre fielmente as obrigações legais.

Nesse contexto, vale mencionar que toda e qualquer norma que tenha relação com a atividade da empresa deve ser levada em consideração, como as que dizem respeito ao meio ambiente.

Deixe sua equipe de trabalho ciente da auditoria ISO

 

É de fundamental importância que todos os funcionários de sua empresa (ou aqueles que se relacionam diretamente com essa operação) entendam o que é uma auditoria ISO, seus procedimentos e condução. Isso porque nesse processo é comum que o auditor tenha contato com os seus funcionários, questionando estes sobre determinados procedimentos ou operações.

Dessa forma, os seus funcionários devem entender todos os detalhes que existem em sua área de trabalho, como, por exemplo, a localização exata dos arquivos salvos e como realizar procedimentos ligados ao seu campo de atuação.

Nesse contexto, cabe dizer que uma equipe que conhece bem a sua área de atuação, certamente, pode impressionar a auditoria ISO, fazendo esse procedimento ser um sucesso.

Se possível, faça uma auditoria extraoficial em sua empresa

Antes de fazer a convocação dos auditores ISO, realize uma auditoria em sua empresa com auditores particulares.

Nesse caso, este tipo de auditoria será usado como um “teste” da auditoria ISO, e conseguirá descobrir e corrigir deficiências e/ou fraquezas em tempo hábil antes dos procedimentos formais.

Com isso, a empresa pode economizar tempo para corrigir as não conformidades identificadas e evitar grandes transtornos durante a visita do auditor oficial da organização ISO.

Em um primeiro momento, certamente você pode imaginar que isso se trata de um investimento de alto valor, mas verá que valerá a pena, considerando que pode fazer sua empresa obter a tão esperada certificação ISO.

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