Os requisitos essenciais na hora de atender a ISO 9001

Entender os requisitos essenciais na hora de atender a ISO 9001 é muito importante. Essa norma foi projetada para garantir produtos e serviços consistentes e de alta qualidade para seus clientes.

Ela se aplica a todas as empresas e setores, apesar de não ser um requisito legal para iniciar, possuir ou administrar um negócio.

A ISO 9001 é recomendada se você deseja uma abordagem organizada e metódica para a melhoria do seu negócio.

Isso envolve qualidade, produtividade, lucratividade, satisfação e retenção do cliente e construção de relacionamentos e parcerias profissionais.

Qualquer empresa pode assumir o desafio da ISO 9001 e colher os benefícios. Mas, quais os requisitos essenciais na hora de atender a ISO 9001?

A ISO 9001 é baseada em 10 cláusulas e requisitos, com muito pouco espaço para erros

A ISO 9001 é baseada em 10 cláusulas essenciais, divididas em quatro ações simples: planejar, fazer, verificar e agir. Esses são os alicerces da conformidade com a ISO 9001 e ajudarão a orientar a avaliação e a melhoria contínua do seu negócio.

Você deve revisar seus sistemas de gestão de negócios regularmente e planejar mudanças no processo e no fluxo de trabalho para preencher as lacunas de conformidade da ISO.

É preciso fazer o que precisa ser feito para preencher as lacunas, verificar a eficácia dessas mudanças e agir quando essas mudanças não forem bem-sucedidas.

Abaixo, apresentamos as 10 cláusulas de acordo com a lista de verificação de requisitos da ISO 9001.

  1. Planejar

A seção de planejamento da lista de verificação dos padrões de qualidade ISO prepara você para concluir uma avaliação mais ampla de seu negócio como um todo.

Aqui, você determinará o escopo e os objetivos da avaliação, definirá os termos e jargões relacionados ao negócio, considerará o contexto do negócio e analisará o desempenho e o comprometimento da equipe de liderança.

Pense nisso como a “sinopse” de sua avaliação de negócios. Abaixo, você encontrará uma lista de considerações e tópicos a serem abordados na fase de planejamento.

Cláusula 1: Escopo

Cláusula 2: Referências normativas

Cláusula 3: Termos e definições

Cláusula 4: Contexto da Organização

4.1 Compreensão da organização e seu contexto

4.2 Compreensão das necessidades e expectativas das partes interessadas

4.3 Determinação do escopo do sistema de gestão da qualidade

4.4 Sistema de gestão da qualidade e seus processos

Cláusula 5: Liderança

5.1 Liderança e compromisso

5.1.1 Liderança e compromisso para o SGQ

5.1.2 Foco no cliente

5.2 Política

5.2.1 Estabelecer a política de qualidade

5.2.2 Comunicar a política de qualidade

5.3 Funções, responsabilidades e autoridades organizacionais

Cláusula 6: Planejamento

6.1 Ações para abordar riscos e oportunidades

6.2 Objetivos de qualidade e planejamento para alcançá-los

6.3 Planejamento de mudanças

  1. Fazer

A seção “fazer” da lista de verificação dos padrões de qualidade ISO cobre o lado prático do seu negócio.

Ele considera as ferramentas e os sistemas de suporte necessários para realizar o trabalho, desde o pedido de estoque até o encontro com os clientes.

Nenhuma empresa pode chegar a 100% por conta própria. Recursos, membros da equipe, treinamento e as ferramentas certas para o trabalho são necessários para operar o negócio com sucesso.

Ao avaliar a eficácia de seus sistemas atuais de suporte e operações, você pode determinar o que precisa ser alterado para se tornar compatível com a ISO.

Leia as cláusulas abaixo e descubra o que você precisa considerar para alcançar uma conformidade com a ISO 9001.

Cláusula 7: Suporte

7.1 Recursos

7.1.1 Geral

7.1.2 Pessoas

7.1.3 Infraestrutura

7.1.4 Ambiente para a operação dos processos

7.1.5 Monitorar e medir os recursos

7.1.6 Conhecimento organizacional

7.2 Competência

7.3 Conscientização

7.4 Comunicação

7.5 Informação documentada

7.5.1 Geral

7.5.2 Criação e atualização de informações documentadas

7.5.3 Controle de informações documentadas

Cláusula 8: Operação

8.1 Planejamento e controle operacional

8.2 Requisitos para produtos e serviços

8.3 Projeto e desenvolvimento de produtos e serviços

8.4 Controle de processos, produtos e serviços fornecidos externamente

8.5 Produto e prestação de serviços

8.6 Liberação de produtos e serviços

8.7 Controle de saídas não conformes

  1. Verificar

Cláusula 9: Avaliação de desempenho

9.1 Monitoramento, medição, análise e avaliação

9.1.2 Satisfação do cliente

9.2 Auditoria interna

9.3 Análise crítica da gestão

  1. Agir

Cláusula 10: Melhoria

10.1 Geral

10.2 Não conformidade na ISO 9001

10.2 O que é não conformidade?

10.2 Ação corretiva

10.3 Melhoria contínua

Pode parecer muita papelada, mas não é tão assustador quanto parece. A nossa equipe tem vários cursos voltados para qualidade e prestação de serviços. Nossos materiais podem ajudar você a se tornar um especialista na área da qualidade.

A partir disso, vamos capacitar você e sua equipe para melhorar seus processos e estruturas existentes para obter certificação, conformidade e melhoria contínua dos negócios.

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