Estratificação na Área da Qualidade

Benchmarking, sua aplicação e seus benefícios

Benchmarking é um processo comparativo de produtos, serviços e práticas empresariais, uma importante técnica de gestão empresariais.

O benchmarking é realizado através de pesquisas para comparar as ações de cada empresa frente a seus concorrentes.

O benchmarking tem como objetivo melhorar as funções dos produtos e processos de uma determinada empresa, além de ser um importante aliado para vencer a concorrência e aumentar a competitividade no mercado, o benchmarking analisa as estratégias através de análises comparativas do que já existe e possibilita que outra empresa possa criar ou melhorar o produto, processo, projeto ou serviço tendo algo como referência e ter novas ideias em cima do que já existe no mercado.

O que é benchmarking?

Benchmarking vem da palavra benchmark, que significa “referência”, fazer um benchmarking significa encontrar a melhor forma de confeccionar o melhorar algo, utilizando as melhores práticas e tendo como referência algo que já existe no mercado, visando aumentar a competitividade das empresas, ou seja, encontrar oportunidades de negócio para a organização.

Essa técnica também é uma maneira de se inspirar na concorrência e poder superar suas próprias expectativas, através da melhoria contínua dos processos, produtos e serviços.

Nota: Esse método pode ser utilizado obtendo informações da própria concorrência, através de pesquisa, indicadores, consumidores, clientes etc.

Benchmarking: Como fazer a pesquisa de mercado utilizando os recursos que possa ajudar melhorar o desempenho da organização em busca de encontrar as melhores práticas que possa auxiliar a organização a desenvolver produtos, projetos, processos e serviços fazendo algo diferente do que já existe.

Fonte de informações para levantamento de dados para o benchmarking

  1. Amostras coletadas no próprio mercado consumidor
  2. Clientes diretos ou indiretos
  3. Feiras, eventos, Workshoping etc.
  4. Dados secundários (Revistas, informativos, periódicos, )
  5. Fornecedores
  6. Concorrentes (Redes de cooperação)
  7. Internet e intranet
  8. Outras fábricas da mesma empresa
  9. Fóruns de debates
  10. Empresas vencedoras de prêmios (FNQ-Prêmio nacional da qualidade)
  11. Universidades
  12. Entre

Logicamente que, para o negócio da organização ter sucesso nas ações implementadas, alguns elementos básicos são necessários, como: Qualidade, bom atendimento, boa comunicação, inovação, preços competitivos com o mercado, são essas são algumas características que determinam o sucesso em qualquer empreendimento.

Não existe uma receita pronta, o método comparativo do benchmarking, que é tomar como referência as práticas existentes nos processos da própria organização, podem ser determinantes no alcance dos objetivos.

As informações obtidas para utilização da técnica de benchmarking auxiliam no desenvolvimento de novos produtos, projetos e processos da organização e na melhoria da qualidade dos produtos existentes.

A aplicação desta técnica tem como principal objetivo a competividade de mercado frente a concorrência, eliminando qualquer dúvida sobre o uso da técnica ou de atividade ilegal ou desleal utilizada por esta ou aquela empresa.

A utilização do benchmarking faz com que as informações coletadas do concorrente possam auxiliar a confeccionar ou melhorar o seu produto, projeto, processo ou serviço para atuar de forma competitiva no mercado.

Essas são apenas algumas considerações que são fundamentais na utilização do benchmarking e as suas práticas poderão ser aperfeiçoadas a partir de sua utilização dentro da organização.