Tudo que você precisa saber sobre as 7 ferramentas de qualidade

Meta descrição: Quer manter sua empresa competitiva no mercado? Conheça as 7 ferramentas da qualidade e entenda a importância desse recurso para uma gestão de resultados 

Sem qualidade não tem como se manter competitivo no mercado, você concorda? Os consumidores estão cada dia mais exigentes e o mercado com oferta de produtos e serviços de alto nível. Para não ficar para trás, as empresas precisam buscar uma forma de se garantir no topo. E utilizar ferramentas de qualidade é meio caminho andado para alcançar esse objetivo.

De empresas de pequeno porte a multinacionais, usar ferramentas para assegurar a qualidade é um hábito muito importante na busca de melhorias contínuas. O suporte auxilia a identificar e priorizar problemas, propor soluções e implementar medidas para alavancar os resultados.

Existem 7 ferramentas da qualidade que podem ajudar sua empresa a melhorar a produtividade e vamos falar delas aqui neste artigo. Confira!

 O que é qualidade

Antes de falar das ferramentas da qualidade, é importante dar uma definição rápida sobre esse conceito.

De acordo com o dicionário Michaelis, qualidade é um traço positivo inerente que faz alguém ou algo se sobressair em relação aos demais; excelência, talento, virtude.

Porém definir se um produto ou serviço tem mais ou menos qualidade que o outro depende de algumas variáveis, como o objetivo e a finalidade. Então está muito relacionado ao grau em que determinada coisa está de acordo com o projeto ou especificação.

 O que são as ferramentas de qualidade e qual a importância 

As 7 Ferramentas da Qualidade é um conjunto de metodologias e técnicas reunido Kaoru Ishikawa e difundido amplamente como forma de melhorar o fluxo de processo dentro das empresas.

Cada uma das ferramentas tem suas aplicações específicas, mas, no geral, servem para definir, mensurar e analisar problemas que interferem no desempenho e no resultado das organizações, ajudando a propor e implementar soluções mais assertivas para melhoria dos processos.

Fazendo uma analogia, assim como o médico tem suas ferramentas cirúrgicas, os gestores contam com as ferramentas de qualidade para desempenhar suas atividades.

 Conheça as 7 ferramentas da qualidade 

Existe uma gama de ferramentas de qualidade que podem ser aplicadas na gestão de qualidade para melhorar processos e serviços. Entretanto, algumas delas se destacam pela alta eficiência e obtenção de resultados. São elas:

  1. Fluxograma: ajuda a identificar o melhor caminho que o serviço ou produto deve percorrer no processo. Representação gráfica do fluxo de trabalho, de forma sequencial, objetiva e direta para facilitar a compreensão de cada etapa do processo; 
  2. Cartas de controle: conjunto de pontos (amostras) ordenados, no tempo, que são interpretados em função de linhas horizontais. Uma boa opção para identificar estatisticamente os desvios ou alterações não esperadas que atrapalham a produtividade e eficiência dos processos, permitindo melhor monitoramento e maior controle dos processos.
  3. Diagrama de Ishikawa (Diagrama de Causa e Efeito ou Espinha de Peixe): ajuda a explorar todas as causas reais ou potenciais que resultam em uma folha ou defeito, listando-as de forma hierárquica. Auxilia a encontrar as melhores soluções;
  4. Folha de verificação: lista de itens pré-estabelecidos que devem ser marcados ao serem executados ou avaliados. Funciona como um checklist e é a mais simples de todas as ferramentas de qualidade; 
  5. Histograma (Diagrama de Distribuição de Frequências): representação gráfica (em colunas), de um conjunto de dados previamente tabulado e dividido em classes uniformes. Em cada retângulo, a base representa uma classe e a altura a quantidade ou frequência dessa classe. O objetivo é criar um panorama padrão a partir dos dados obtidos em medições periódicas.
  6. Diagrama de Dispersão: essa ferramenta de qualidade é usada em forma de gráfico e mostra se existe ou não uma correlação entre duas variáveis estudadas e, quando existe, aponta se é negativa ou positiva. O entendimento do comportamento de uma variável em relação à outra ajuda a melhorar a qualidade e produtividade da empresa.
  7. Diagrama de Pareto: outro recurso gráfico que auxiliar na identificação e ordenação das causas de um determinado problema ou não conformidade. É uma ferramenta estatística que auxilia na tomada de decisão.

 Análise prévia é fundamental

Antes de usar qualquer uma dessas ferramentas da qualidade, é essencial uma análise prévia do negócio.

Utilizar algo que não faz sentido para a empresa gera retrabalhos, gastos de tempo e energia, além de desmotivar a equipe. Então, veja algumas dicas para utilizar essas ferramentas:

  • Entenda os fatos: qual a finalidade do uso da ferramenta de qualidade? Analisar um problema, estabelecer dados sistemáticos para gerenciamento e controle ou implementar uma ação prática? Essas são perguntas importantes para a escolha do recurso a ser utilizado;
  • Escolha a melhor ferramenta para o seu trabalho: entenda que, dependendo do que quer ser feito, determinada ferramenta poderá não fazer sentido. Portanto é fundamental ter o objetivo em mente antes de escolher a melhor opção.
  • Promova a utilização duradoura: crie uma cultura de utilização da ferramenta! Inclua sua equipe nesse processo de identificação de problemas e incentive que os funcionários utilizem a ferramenta da qualidade junto com a equipe de gestão.

 

Estas três dicas têm um grande peso, pois elimina a ideia de que para ter qualidade é preciso utilizar sete ferramentas.

 Capacitação e aperfeiçoamento

Para quem quer conhecer mais profundamente as principais Ferramentas da Qualidade para aplicar no dia a dia de um negócio, existem cursos e treinamentos que certificam e prepara o aluno para identificar qual ferramenta deverá aplicar para melhorar e controlar determinado processo.

Aqui na Cirius Quality oferecemos o curso 7 Ferramentas da Qualidade, dirigido a todos os profissionais que queiram conhecer os recursos mais utilizados no controle e gestão da qualidade. Capacitamos nossos alunos para identificar as causas dos problemas e realizar ações corretivas e preventivas eficazes seja qual for a área de trabalho.

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